quinta-feira, 29 de março de 2012

Expressiva Serra do João do Vale


Serra do João do Vale - divide a Paraíba e o Rio Grande no sertão do Seridó.

foto: F Pádua Campos.

Fazendo compras em casa fantasma

Sendo assim, o que mais se espera dessa classe?

O vereador Enildo Alves, que presidente o Legislativo, e trabalha de escudeiro para a prefeita Micarla, deve se explicar sobre o contrato de locação e manutenção de computadores de quase 600 mil reais com CSL Comércio e Serviços Ltda., cuja sede não existe. Muito estranho, dizem os fantasmas nos corredores do Palácio Frei Miguelinho na sombra da noite do Tirol.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eu, Edu e os Caras atiçam a chama do inferno


A banda Eu, Edu e os Caras, tocam fogo no Hell’s Pub na noite de hoje. Os amplificadores são ligados à partir das 22h30.
O quarteto formado em 2009, por Eduardo Gomez (guitarras), Samir Santos (bateria), Neemias Lopes (sax) e Moisés Lima (baixo e vocais), traz um repertório recheado de canções autorais e clássicos do blues. Muito do bom.

O teatro nu do rei da vela

Tudo que eu soube foi que o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa arrebentou na palestra-espetáculo de ontem à noite no Teatro Alberto Maranhão. Também não era para menos. Zé Celso é um dos mentores da escola revolucionária do teatro brasileiro. Mete bronca e não deixa barato. Então, ponto para a Secult.

Obituário para não esquecer

Paulinho do Tirol, Claudinho Claudete, Aluísio do bar, seu Zé Guará, tudo gente boa que pegou o bonde e subiu por esses dias. Outro dia se foi Esaú. Chico Anysio,Ademilde Fonseca, Millôr Fernandes, todos com Oxalá!

terça-feira, 27 de março de 2012

Zé Celso Martinez no Tam


27 de Março - Dia Mundial do Teatro

Teatro livro e outros Bardallos


O Dia Mundial do Teatro tem comemoração certa no Bardallo’s Comida & Arte. O agito começa às 19h, com o lançamento do livro Repouso do Adônis – Bocas que Murmuram, do dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq; seguido da abertura da exposição de fotos e exibição do vídeo da peça A Missão, do ator Fernando Athayde. A entrada é livre.

Vai ter ainda, esquetes teatrais interpretadas pelos atores Crésio Torres (Canto da Boca da Mata), Clenor Junior (O Sapatinho), Cristina Moreno (Bocas que Murmuram), João Antonio Vale (Gota D’Água) e Bruce Brandão e Marcos de Hollanda (Bocas que Murmuram).
Ainda música com o DJ Rafael comandando ás picapes. O Bardallo’s Comida & Arte fica na Cidade Alta (próximo ao Hotel Sol). Outras informações no tel. 3613-0401.

Botando boneco no mais querido

Eu sou torcedor do ABC, mas achei a atitude do técnico Leandro Campos um tanto estranha, ao falar que se for punido pela expulsão de teve domingo vai deixar o cargo. Foi bem infeliz. Quando o cabra está no jogo tem que sujeitar as regras do jogo. Ele sabe que sendo expulso pode ser punido. Isso vale para qualquer um, não importa a ocorrência ou não de exageros de atletas ou juízes. Futebol é assim.

Muito bonequeiro nosso treinador. Sem essa de fazer biquinho e ameaçar a legitimidade do esporte daqui. Os dirigentes do futebol devem ter a maturidade necessária para o ofício. E se o bom Leandro está procurando um motivo para sair, não precisa. Se quiser ficar fique. Se não, por favor, vá embora.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bocas murmuram no Bardallos

.
O jornalista e dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq dá mais uma divulgada na nova edição compilada das peças teatrais Bocas que Murmuram e Repouso do Adonis.
As peças do PJ tem dado o que falar por ai afora, com premiações e montagens por diversos grupos desse país diverso.

Nesta terça-feira (27) - Dia Mundial do Teatro - a partir das 20 horas, no Bardallos, barzinho bom da Cidade Alta. É um programa legal.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Raul toca no cinema

Estréia nesta sexta-feira em algumas cidades do país, o documentário "Raul: O início, O Fim e o Meio", dirigido por Walter Carvalho. O filme traça a história do cantor e compositor Raul Seixas, o roqueiro que virou mito do rock brasileiro.

O filme conta um pouco da história do controvertido Raul Seixas, cujo repertório embala gerações, muitas de suas músicas viraram verdadeiros hinos do rock tupiniquim. Metamorfose ambulante, Maluco beleza, Gitã, Eu nasci há 10 mil anos atrás, são algumas das canções que estão impregnadas nas cabeças de jovens e adultos nesses últimos 40 anos.

O objetivo, segundo o diretor, era tentar descobrir a pessoa por trás da barba comprida e dos óculos escuros. "O filme não é uma homenagem ao Raul, mas sobre ele", comentou Walter Carvalho, um dos melhores diretores de fotografia deste Brasil. Imagens do rockeiro, mescladas com depoimento de amigos e parceiros tecem a teia do documentário. Resta esperar boa vontade dos cinemas de Natal.

Assista o trailer:

O telefone que não toca

Agora, são raras as repartições estaduais com telefone. Tudo cortado. Ninguém fala com ninguém nessa era da comunicação. Antes tinha. E caixa tem. Eu hein!

O edital bota os olhos fora d’água

Olha ai, nem tudo está perdido. A Secult-rn vai emegir com o edital de apoio a eventos, e anuncia o lançamento oficial no dia 2 de abril. Data que por sinal, foi inclusa nas comemorações do o Dia Internacional do Teatro, que transcorre em 27 de março. Tem ainda a oficina e palestra do diretor José Celso Martinez Correia, verdadeira lenda do teatro brasileiro, 14h e 20h no Teatro Alberto Maranhão, que faz 108 anos; e também o secretário Roberto Peixe, da Articulação Institucional do Minc, numa reunião com os agentes culturais.

Depois de breve mergulho, dias após uma publicação e retirada meio confusa do tal edital, seguida por um silencio sem motivos nos próprios meios de comunicação eletrônica, a Secult-/FJA bota o plano em vôo. O edital vinha sendo aguardado por uma boa parcela de produtores, o que é um bom sinal. Serão investidos 120 mil reais, distribuídos em 20 projetos de R$ 3 mil para execução em dois semestres. Não é nada, não é nada é alguma coisa. Muito bom!

Veja a programação:

quinta-feira, 22 de março de 2012

Os sábios geralmente morrem loucos

Baltasar Gracian

Os sábios geralmente morrem loucos.
Os tolos morrem sufocados pelos conselhos.
Morre-se de idiotice quando se raciocina demais.
Alguns morrem por sentir tudo,
Outros morrem por não sentir nada.

Alguns são tolos porque não morrem de sentimento,
E outros são tolos porque morrem de sentimento.
É bobagem sucumbir por excesso de inteligência.

Alguns morrem por entender tudo,
E outros vivem por não entender nada.
Embora muitos morram de tolice,
Poucos tolos chegam a morrer de fato,
Pois poucos começaram a viver.

Entre bares, canções e casamentos


A cantora Symara Tâmara está na batalha em Mossoró. Ao lado de Moisés Moraes (violão), Marcondes Silva (bateria) e Osman Carlos (sax e percussão) faz uma série de apresentações de hoje até o final do mês. A moça vai de barzinho a casamento sem perder o clima da canção. Veja só:

22/03 (quinta-feira) - no Restaurante Acapulcos (23h); 24/03 (sábado) - na Praça de Convivência,(20h);.29/03 (quinta-feira) - recepção de casamento no Josué Buffet (21h) para convidados; 30/03 (sexta-feira) - no Tenda Restaurante (21h);31/03 (sábado) - no Restaurante La Goccia Blu (21h).

Foguinho de monturo para esquentar Mossoró

O PT de Mossoró decidiu pela candidatura própria para a prefeitura de Mossoró, e vai de Josivan Barbosa, professor reitor da Ufersa, na cabeça. Mas dizem as línguas quentes do Mercado da Cobal, que ainda arde nas entranhas partidária o fogo da disputa entre as correntes internas que defendiam uma aliança com o PSB. Foguinho de monturo, queimando baixinho, sem alardes, para o povo da rua não desconfiar. A DS - Democracia Socialista - e o Movimento PT (Campo Majoritário sumiu ou mudou a placa?) ainda não fumaram o charuto da paz. Mas há tempo pela frente.

Agora não restam dúvidas de que o reitor Josivan Barbosa é um ótimo nome para dar outros trilhos à cidade. Se faz bem ao DEM e mal ao PSB que agora pegam uma eleição mais fracionada pela frente, é outra história. O candidato é uma cabra decente, capacitado, e tem serviço para mostrar. Em Mossoró a pista não é fácil, mas pode decolar. Creio que o PT acertou na mosca. Quando nada, reabre o túnel para a auto-afirmação da legenda na cidade. Mas a política, né...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Jubileu Trio invade o Hell’s Pub


Jubileu Trio faz o som do Hell’s Pub hoje à noite. A partir das 22h30, o jazz brasileiro toma conta do inferninho. Jubileu Filho é cobra criada, com folha corrida na música brasileira, com apresentações ao lado de Nelson Gonçalves, Celso Pixinga, Artur Maia, Raimundo Fagner, Alceu Valença e outros bambas.
O projeto Jazz Fusion Rock Blues está acontecendo em todas às quartas de março.

Brasil 500

Vai ver que no final o cara da bicicleta vinha em alta velocidade e atropelou a Mercedes-Benz do boy no asfalto

Um toque a + Q.Imperfeito em Linda Baby e tudo o mais

Os músicos Geraldo Carvalho, Romildo Soares e Pedro Mendes se unem em show no dia 30, no Crep1 - creperia que fica na entrada de Pium. O som começa às 22 horas. Ingressos custam R$ 10. Informações nos tels. 84 - 9922 8188 9151 7783, com a NR Produções

A Rosa de Pedra desabrocha na Ribeira


A banda Rosa de Pedra completa 10 anos na estrada. Vai comemorar com o show Saga de Maré, nesta quinta às 20 horas, na Casa da Ribeira.

O show é dividido em três momentos - Maré de Gente, Maré Urbana e Maré de Litoral. As veredas da cultura nordestina na mistura musical que a banda faz. É interessante!

terça-feira, 20 de março de 2012

Os Olhos Salgados de Cefas

O jornalista, escritor e gente boa, Cefas Carvalho foi agraciado com o 1º lugar no Concurso Literário Câmara Cascudo (prosa) da Funcarte - Fundação Capitania das Artes, com o romance Os Olhos Salgados. A 2ª e 3ª colocações foram para Racine Santos (Macaíba em alvoroço), e João Andrade (Evangelho Segundo Frederich Nietzsche). Muito do ótimo!

Auto para todo lugar

Parece que nem tudo está perdido. É que a Secultrn/FJA está decidida a dar apoio aos autos teatrais realizados nos municípios do Rio Grande. Foram catalogados cerca de 60 autos. Em encontro realizado esta semana, com produtores, diretores e atores, a secretária Isaura Rosado, argumentou que a intenção do governo é abrir Editais de Apoio para os Autos, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), além do patrocínio através Lei de Incentivo Câmara Cascudo, que já existe. Os editais deverão valer para o ano 2013. É isso!

Coral sem tom e cor

Depois da Orquestra Sinfônica do RN, agora quem passa mal é o Coral Canto do Povo. Os coralistas reclamam do abandono pela FJA/Secultrn, e até do regente padre Pedro Ferreira, que largou o grupo e está montando um Madrigal.
O Canto do Povo que já cantou para o papa João Paulo II e fez turnê pela França, agora amarga o esquecimento. Chato isso, né!

Comunista aos 90

Arte potiguar perde Manxa


A escultura do Rio Grande perde Manxa, que faleceu na noite de ontem (19) em Currais Novos, onde estava hospitalizado com complicações renais. Ziltamir Sebastião Soares de Maria era seu nome de batismo. Na década de 70, Manxa decolou com suas esculturas entalhadas em madeira - focadas na exótica temática nordestina, tornando-se uma das maiores expressões da arte potiguar e brasileira. Fez nome e fama. Tinha uma manxa no cabelo quando jovem. Lembro dele amigo do meu pai. Algumas peças lá em casa. Durante alguns anos morou em Recife, depois se estabeleceu em São Vicente, sua terra natal, onde viveu até o fim. Deixou um legado.

Vamos dividir a “bufunfa”

Os operários da Arena das Dunas paralisaram as atividades desde o dia de ontem. Eles querem melhores salários, plano de saúde e melhores condições de trabalho. Ou seja, querem mais participação no negócio de 400 milhões de reais que a empreiteira OAS fez com o Governo do Estado.
Hoje vai acontecer uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho (DRT-RN) para ver se resolve o embrulho. É a luta do capital.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O pires de luxo da Secult sumiu

O assunto está de volta ao blog, pois a turma da cultura anda tonta à procura do Edital de Incentivo e Apoio a Eventos Culturais em 2012 e 2013. O tal edital da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN passou menos de uma semana no portal da Secult, que misteriosamente fez a retirada sem nenhuma justificativa. O sumiço do pires de luxo deixou um cheiro estanho no ar.

O edital falava em financiamento de 3 mil reais, contemplando 20 projetos. Era pouco, mas era uma. O prazo de entrega dos projetos vence em quatro de abril, mas o edital sumiu com seus anexos. Paira a desconfiança de que volte a ser publicado somente dias antes de vencer o prazo, para vislumbre de alguns iluminados. A Secult está devendo essa.

Pra lá de real com lápis grafite


Desenhos que podem ser confundidos com fotografias são a especialidade do artista hiperrealista escocês Paul Cadden. Com lápis e papel, Cadden faz desenhos ricos em detalhes e expressões (confira na foto). As imagens estão sendo expostas na galeria londrina Plus One, especializada em hiperrealismo.

Leia e veja mais no: www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,com-papel-e-lapis-artista-faz-obras-que-parecem-fotografias,850359,0.htm

Sem essa de papai e mamãe

O show do grupo musical The Mamas and The Papas, agendada para quinta feira, dia 29 de março, foi cancelado, segundo informa a assessoria do Teatro Ricachuelo. A Trupe Promoções, produtora do evento, alega que “problemas operacionais” impediram a vinda do grupo, que marcou época nos anos 60.

Cinema espanhol na Cidade Alta


Para quem gosta de cinema, vem ai mais uma edição do Cineforum Espanhol. A primeira sessão será nesta quinta-feira (22), às 17 horas, com a exibição do filme Alatriste, no auditório do IFRN/Cidade Alta. A entrada é grátis.

A iniciativa é uma parceria do Centro de Recursos Didáticos de Espanhol e o IFRN Cidade Alta. A produção de Alatriste é de 2006. O filme tem um bom roteiro - é baseado nas novelas de Arturo Pérez-Reverte (um ex-correspondente de guerra espanhol)- e retrata a Espanha do Século 17. Com direção de Agustín Díaz Yanes, e estrelado por Viggo Mortensen (Senhor dos Anéis), no papel do capitão Diego Alatriste.

O Cineforum terá continuidade nas próximas semanas, mostrando a produção espanhola contemporânea, sem contudo, excluir a possibilidades de alguns clássicos da cinegrafia de Espanha.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Outro para os que amam

Paulo Leminski


amor, então

também acaba?

não, que eu saiba.

o que eu sei é que se transforma

em uma matéria prima

que a vida se encarrega

de transformar

em raiva

ou em rima.

Matança do rock


A banda de rock carioca, Matanza, toca hoje em Natal. O show começa a partir das 21 horas no Armazém Hall, na Ribeira. A programação ainda tem o DJ Magão, Dr. Carnage, Monster Coyote, Calistoga e AK-47. Também haverá o lançamento do novo Portal www.rockpotiguar.com.br

Boi mal ensaiado

O secretário da Sejuc, Fábio Holanda chutou o pau da barraca. Bem intencionado, mas sem receber salários, sem condições de trabalho e sem segurança pessoal, o titular da Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania - que também preside o diretório municipal do PR reclamou da negligencia e falta de planejamento do Governo do Estado e admite deixar o cargo. Tá vendo!

Mais no www.tribunadonorte.com.br

Rock da granja para tocar no inferno


O som dos caras vem direto da granja. A fórmula mistura raízes blues, irrigada com cerveja e whisky. La Grange toca clássicos do rock’n’roll de todos os tempos. Tudo orgânico e livre de agrotóxicos. Pois sim!
No Hells Pub depois das 22h30.

O grande besouro pousa no Recife


O grande lance deste semestre até aqui é o show de Paul McCartney em Recife (PE) no mês de abril. Serão duas apresentações, nos dias 21 e 22, no estádio do Arrudão.

A venda dos ingressos começam em 25 de março. Ligue as antenas e o amplificador.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Toda luz é cega

Rani de Moraes

Prefiro uma solidão que me afague
A uma paixão que me afogue.

Poetas Elétricos além da Queda


Os Poetas Elétricos & Banda no show A Queda, divulgando o novo CD – Breves Incandescências. Sexta e Sábado às 20 horas, na Casa da Ribeira.

A entrada custa R$ 5. Bote na agenda!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Aviso aos navegantes

Diante das chuvas que caem, o lançamento do livro Cidade dos Reis, de Carlos de Souza, e o show de Jorge Mautner & Nelson Jacobina, foram transferidos para o TCP Chico Daniel, ao lado da FJA/Secult. Tudo nos mesmos horários. E a entrada é livre.
Isso é o Dia da Poesia!

Sem câmbio negro, macanudo

E o deputado estadual Gustavo Carvalho acertou na mosca ao alertar sobre a irregularidade na pretensa transação do imóvel que sedia do Clube dos Radioamadores. A diretoria do clube anda querendo negociar com uma construtora em troca de apartamentos, vejam só!

Mas o porém, é que a área pertence ao Estado, e assim sendo, não pode ser vendida ou trocada ou qualquer outra coisa. Portanto, nada de espertezas pessoal.

Melhor ainda fez o deputado ao dar entrada no pedido de tombamento do imóvel, considerando o valor histórico e arquitetônico daquela construção na cidade de Natal. Senti firmeza.

Tem bode na orquestra sinfônica

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte está pedindo arreglo. Abandonada pelo Governo do Estado, a OSRN passa sua pior fase desde que foi criada em 1976, segundo os próprios músicos. Isso é lamentável.

O regente, padre Pedro, depois de ver a água entrando no navio caiu fora. Não sem antes conversar com os seus pares, e explicar o enfadonho encontro com a governadora Rosalba. Só muxoxo.

São 50 músicos, que agora, tentam encontrar a tábua de salvação com a secretária da Secultrn, Isaura Rosado. Torcemos por isso. A Sinfônica do Rio Grande não merece comer num pires só pão e água.

Desigual

(para João Gualberto)

Poeta como Gual
Por aqui não tem igual.

Gual metalingual
É refinado e tribal.

Uau! Que esse Gual
É poesia literal.

Aldeia que tem João Gual
Pode crer é maioral.

Poeta como Gual
Vi passar em Portugal.



*Comparecimento do blog ao dia internacional da poesia.

terça-feira, 13 de março de 2012

Carlão na Cidade dos Reis


O escritor e jornalista Carlos de Souza (Carlão) lança o livro Cidade dos Reis, nesta quarta-feira – Dia Internacional da Poesia – na Pinacoteca do Palácio Potengi.

O romance com 272 páginas está sendo editado pela Fundação José Augusto (FJA/Secult). O exemplar custa R$ 20 pilas. Sendo obra de Carlão, promete!


Foto: Elisa Elsie

Noturno


Um videopoema de Carito e Joca Soares.
Veja aqui: www.carito.art.br

Poesia com Secult & Cia

A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) fazem amanhã - 14 de Março - uma arrojada programação para celebrar o Dia Internacional da Poesia.

A maratona começa pela manhã, com a inauguração às 8h30, do busto do poeta Othoniel Menezes, na passarela da Fortaleza dos Reis Magos.

Depois o programa pula para o Palácio Potengi. Lá às 18h, a acontece a 2ª edição do Concurso Poético Performático, uma iniciativa da Samba - Sociedade dos Amigos do Beco da Lama, com prêmios para os três primeiros colocados; às 20 horas, o escritor Carlos de Souza – o bom Carlão – lança sua nova cria, o romance, Cidade dos Reis.

E logo depois, Jorge Mautner e Nelson Jacobina - afamada dupla da contracultura brasileira, na estrada desde os anos 60 - tocam e cantam e versam e soltam bombas de estrelas para os filhos da nação potiguar.

Coisa boa.

De roubos à cavalo e duelo de baladeiras

Depois de assaltantes montados em cavalos atacarem os ônibus em Natal, agora tem policial que pastora a delegacia armado de baladeira. Dá impressão é que a segurança do Rio Grande está andando para trás.
De lascar los tamanquitos, né Queiroz!

Uma bela cidade conduzida por rinocerontes


Equipes do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) estão em Brasília com o objetivo de verificar se a cidade continua a ser mantida na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cidade vem sendo monitorada desde alguns anos pela Unesco e o Icomos, que prescreveram algumas intervenções urbanas aos seus gestores. Brasília vem sofrendo uma descaracterização acelerada com a ocupação irregular do solo conjugada com políticas públicas distorcidas.

Aliás, sobre os políticos que ali fazem ninho, o arquiteto Oscar Niemayer, projetista de Brasília, soltou essa pérola: - Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores pra vocês usarem como penico. Hoje, eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão.

Sem comentários, né.

Tomara que Brasília se supere. É uma cidade bela, tem gente legal e não merece esses dias prolongados.


Mais no //correiobraziliense.lugarcerto.com.br/app/noticia/ultimas/2012/03/13/interna_ultimas,45634/unesco-avalia-se-brasilia-deve-manter-titulo-de-patrimonio-mundial.shtml

segunda-feira, 12 de março de 2012

Numeral

Armando Freitas Filho

23

Escrever é riscar o fósforo
e sob seu pequeno clarão
dar asas ao ar — distância, destino
segurando a chama contra
a desatenção do vento, mantendo
a luz acesa, mesmo que o pensamento
pisque, até que os dedos se queimem.

Procurando o edital

O Edital de Incentivo e Apoio a Eventos Culturais em 2012 e 2013 sumiu hoje da página eletrônica da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN. Até sábado estava por lá. Em seu lugar, postaram a programação do dia da poesia. Acho que dava para conciliar. Ou retirar as informações já vencidas. Os produtores querem espiar, e nada.

O programa vai contemplar 20 eventos culturais na grande Natal e interior do Rio Grande. Inscrições até 4 de abril. Serão investidos 120 mil reais, divididos em cotas de 3 mil por cada projeto. Não é nada não é nada é alguma coisa. Um pires de luxo, como diz o compositor Romildo.

Tomara que a turma republique logo o edital no www.cultura.rn.gov.br

Se processe!


O Dia da Poesia na UFRN vai ser na base de Uns Poetas - 45 anos do Poema/Processo, das 9 às 12 horas, no auditório B do CCHLA (em frente à Biblioteca Central Zila Mamede). Tem um papo sobre o universo da poesia & o processo, com Falves Silva, Anchieta Fernandes e Jota Medeiros, e mediação de Dácio Galvão.

Tem mais o lançamento do Projeto 45, publicação organizada por Falves Silva, e do livro Aorigem Diágora, de Jota Medeiros, com coquetel e sorteio de revistas. A promoção do Departamento de Letras, coordenado pela professora Cellina Muniz, com apoio do Sebo Vermelho Edições e da editora Sol Negro. Isso cai bem.

Poema vai à praça

Essa é a semana da poesia e desde agora o blog vai repassado os programas poéticos que caem pela goteira desta semana que começa invernal.

Em Mossoró, eu soube que a turma da Poema – uma espécie de academia poética alternativa – está traçando uma programação alongada. Tudo começa no 14 de Março – Dia Internacional da Poesia, a partir das 20h, na Praça de Convivência de Mossoró, com recital poético e música ao vivo, tendo ainda, a distribuição do encarte poético do jornal O Mossoroense, que vai circular na edição dominical, mais o lançamento do livro “Uma Corda de Cordel”, do poeta José Augusto.

No sábado às 10 horas recital na Fundação Vingt-um Rosado; 18h, encontro poético na sede local do Sinte-RN, antecedendo o show Elas Cantam para Elas; domingo às 5 da matina, o amanhecer poético na Cobal (centro de comercialzação de alimentos), e a distribuição do encarte d’O Mossoroense.

sexta-feira, 9 de março de 2012

A solidão e sua porta

Carlos Pena Filho

Quando mais nada resistir que valha
a pena de viver e a dor de amar
e quando nada mais interessar,
(nem o torpor do sono que se espalha).

Quando pelo desuso da navalha
a barba livremente caminhar
e até Deus em silêncio se afastar
deixando-te sozinho na batalha

a arquitetar na sombra a despedida
do mundo que te foi contraditório,
lembra-te que afinal te resta a vida

com tudo que é insolvente e provisório
e de que ainda tens uma saída:
entrar no acaso e amar o transitório.

Romildo + Q Imperteito no Zen Bar


O cantor e compositor Romildo Soares e Banda faz show de divulgação do CD +QImperfeito, neste sábado, no Zen Bar & Café, em Pium. O som começa às 21 horas. A entrada custa 5 pratas.

Romildo tem músicas gravadas por Simone, Valéria Oliveira, Pedro Mendes, Khrystal, e Simona Talma, entre outros. Mais Informações na NR Produções pelos tels. 9922 8188 / 9151 7783

Jack Black toca no inferno


A Jack Black mescla o blues, rock, hard, soul e psicodélia; revira o Baú dos Anos 70. O quarteto sobe ao palco pelas 22h30. O Hell’s Pub fica em Candelária.

Mariajuana paga as contas na Espanha


A cidade de Rasquera, na Espanha, está apostando no cultivo de maconha para pagar uma divida equivalente a três milhões de reais. O plantio legal da erva deve começar em julho nas montanhas da Catalunha.

A Associação de Uso Pessoal de Cannabis de Barcelona fechou contrato com a prefeitura, e vai pagar algo em torno de 125 mil reais por mês. A associação também financia o preparo da terra, o plantio e cultivo das mudas. A prefeitura vai supervisionar a operação de toda cadeia produtiva.

A lei espanhola permite o cultivo de maconha, desde que seja para uso pessoal e compartilhado. O tráfico é proibido. O prefeito da cidade avalia que cultivo vai enfraquecer o mercado negro e prevenir a segurança, além de promover trabalho e renda na província.

Veja o vídeo: dinheiro.br.msn.com/video/default.aspx?cp-documentid=56dcd088-20b3-46a1-b911-c0ee45029632



Foto: www.panoramio.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Quebrando estigmas com batom


08 de Março - Dia Internacional da Mulher

O blog bota fé!

terça-feira, 6 de março de 2012

O trem de Khrystal na Ribeira


A cantora Khrystal apresenta o show O Trem, hoje na Casa da Ribeira, nas comemorações de aniversário dos 11 anos da Casa da Ribeira.
O show começa às 20h30. Ingressos a R$ 11 réis. Esse trem é uma boa.

Quando a gente pensa que a civilização avança...

A Uganda tenta aprovar uma lei que criminaliza o homossexualismo.

Leia mais no: ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nyt/uganda-busca-aprovar-lei-que-criminaliza-o-homossexualismo/n1597661962401.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

De tais eventos e editais

A Secretaria Extraordinária de Cultura do RN disponibiliza para consulta pública, para acatar sugestões e lançar um edital para Incentivo e Apoio a Eventos Culturais em 2012 e 2013. Serão investidos R$ 120 mil, que serão destinados nas etapas de inscrição no edital.

O lançamento será dia 12 de março e o período. O período de inscrições para a primeira etapa vai até o dia 3 de abril. Para a segunda etapa, as inscrições serão de 1º de agosto a 14 de setembro.

A destinação dos recursos serão de 50% para projetos da Grande Natal e 50% para os demais municípios do Rio Grande. Os interessados podem consultar o edital no endereço: www.cultura.rn.gov.br - no link dos banners.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Causa e Efeito

Charles Bukowski

os melhores geralmente morrem por suas próprias mãos
apenas para escapar
e aqueles que ficam pra trás
nunca conseguem compreender
por que alguém
iria querer
escapar
deles

Na base do Grito

& do ROcK

O Festival Integrado Grito Rock Natal 2012 rola neste sábado na Ribeira. Lá, artistas de todos os matizes se reúnem baseados naquela máxima do faça você mesmo.

O evento é centrado no tema "Diga que me odeia com amor". A programação é gratuita e vai das 15h e 21h, com muita música, artes plásticas, audiovisual, performances poéticas, teatro, gastronomia, feira de usados e outros babados culturais. Agende!

Mais: tribunadonorte.com.br/noticia/faca-voce-mesmo-no-grito/213624

Tocando Cantando e Conversando com Carlos Zens


O flautista, compositor e cantor Carlos Zens, arma a tenda nesta sexta no Zen Bar & Café. Se enquadra na programação do projeto Cantando e Conversando, que terá como mediador o jornalista Sérgio Vilar. A produção é de Nelson Rebouças.

Carlos Zens é velho um conhecido da taba. Tocador de flauta dos bons, Gravou vários discos, entre quais, o Fuxico de Feira e Arapuá no Cabelo, que eu gosto muito.

O som começa às 21h. O Zen Bar fica na Rota do Sol, em Pium. O ingresso custa 5 pratas. Uma boa.

Mais informações com o produtor Nelson Rebouças, pelos telefones: 9922.8188 - 9151.7783.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Os Inflamáveis no Inferno

Bazar Cultural na Cidade Alta


Nesta sexta-feira (02) acontece o Bazar Cultural do IFRN da Cidada de Alta. Será no pátio interno do campus à partir das 18h. O bazaar é organizado pelos alunos do 2º período do curso de Produção Cultural.

Segundo a moçada, a idéia é reunir cd's, dvd's, livros, roupas, calçados, acessórios e o que mais der na telha para troca, venda e doações. O bazar é aberto ao público, todos podem expor e visitar.

O Beijo de Eros nos Currais Novos