quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O refugo de Rosalba

A assessoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), candidata ao governo estadual, deu uma esnobada na candidatura do presidenciável José Serra (PSDB), quando afirmou em nota que circulou na coluna Roda Viva (Novo Jornal) que “a senadora Rosalba não carece de muletas para chegar ao eleitor. Na busca do voto ela vai sozinha”. Isso se reportando a distribuição não autorizada de propaganda com foto dos dois candidatos, ao mesmo tempo, em que afirma que cartazes autênticos estão sendo produzidos.

Entendo que uma candidatura presidencial tem outro nível, precisa chegar forte em todos os rincões do país. Desta forma precisa mesmo da militância regional para ganhar sustança. A distribuição da propaganda (não autorizada), acredito que deve ter sido uma tentativa de apoiadores voluntários de Zé Serra para dar maior visibilidade a sua candidatura, já que todo mundo sabe que ele não anda bem na região em contraponto à Dilma Rousssef. Algo natural em se tratando de eleições. O tom debochado da assessoria de Rosalba revela o fardo que é carregar Zé Serra do RN.

Ademais, o material solto nas ruas estava absolutamente dentro dos padrões da publicidade que circula nas eleições, talvez uma foto não-oficial coisa que em nada compromete eleitoralmente o processo. Coisa banal. Soou estranha a pressa da senadora Rosalba em renegar os cartazes, vez que não havia nada tão anormal. Se ela o apóia para que gerar na imprensa o fato negador. Pareceu mesmo uma tentativa de Rosalba se desatrelar do candidato Serra para agradar os eleitores do projeto PT-Lula. Ou fazer corpo mole, como se diz na rua.

Se assim for, erra Rosalba e sua equipe de campanha. Pois, que o seu partido, o DEM, tem o vice Índio da Costa na chapa de José Serra (PSDB), numa coligação nacional. E havendo um projeto comum de governo em nível nacional, acredito que a senadora Rosalba Ciarlini sendo eleita vai precisar do apoio da República para governar o Rio Grande. Seria muito mais confortável para ela ter um presidente aliado. Será que Rosalba pensa que terá vida boa ao lado de Dilma Rousseff, no caso do sucesso de ambas nas urnas? Agora, se coisa mudou são outros quinhentos.

Erram também todos aqueles candidatos que pensam que vale tudo - até vender a alma - para garantir uma cadeira no Executivo ou Legislativo, traindo os ideais partidários e a consciência do eleitor. Falta personalidade aos candidatos daqui e dalhures nesse Brasil velho quinhentista. Pelo menos nisso o PT é mais coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário