sexta-feira, 29 de maio de 2009
Reta final do MPBeco
Neste sábado tem a segunda etapa do festival de Mùsica do Beco da Lama - MPBeco, na praça 7 de Setembro, em frente ao Palácio Potengi. Desta vez serão selecionados mais sete finalistas. Começa pelas 18h, com o show de Sueldo Soares, depois os concorrentes, e encerrando com Simona Talma – a garota mais vagal que há (adoro esse título) – cantando seus blues e outras canções.
Nas paralelas rola uma feira mix e uma maratona fotográfica.
A etapa final será no domingo no mesmo lugar, tendo o atrativo da banda Os Grogs.
Ao ar livre e entrada franca. Uma boa pedida.
Remédio popular
Casca de pau-d´arco para coração e fígado; banha de jibóia ou banha de ema ou banha de carneiro capado para reumatismo e dores no corpo; cipó de milome para levantar as forças; alecrim-do-reino para histeria e nervosismo; mucuíba para ar de vento que entorta as pessoas; pimenta-da-costa para dores generalizadas; imburana de cheiro para o sangue; baba-teimão para ferimentos.
Rock e salsa na cidade
A Banda Sigma 6 faz show cover do Pink Floyd (foto acima) a partir das 23h, no Aprecie Pub, em Ponta Negra. Uma viagem ao rock progessivo e psicodélico do lendário grupo inglês.
Enquanto a banda Camba bota a galera pra dançar com o show Ritmos Latinos, a meia-noite no Bar das Bandeiras, Rua Chile, na Ribeira velha. Arriba!
No sábado, a banda Tricor comemora cinco anos com um rock começando as 20h, no Sgt. Peppers, em Petropólis. Terá convidados no palco.
Caetano canta Zil e Zie em Fortaleza
Radares captam Haddad
Ainda assim, o Haddad é tido como um reserva de moral. Um nome de pouca rejeição entre os aliados e opositores. Sua passagem no Ministério Educação tem sido produtiva. É esperar o jogo no campo.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Arrumadinho na casa de mãe joana
A medida, segundo se comenta, visa expurgar o grupo comandado pelo deputado federal Rogério Marinho, que ainda dá as cartas naquela Casa de Mãe Joana. Os vereadores devem votar ainda hoje para escolher o novo presidente que assumirá somente em 2011. Isso é uma esculhambação!
Poema de Chacal
espere baby não desespere
não me venha com propostas tão fora de propósito
não acene com planos mirabolantes mas tão distantes
espere baby não desespere
vamos tomar mais um e falar sobre o mistério da lua vaga
dylan na vitrola dedo nas teclas
canto invento enquanto o vento marasma
espere baby não desespere
temos um quarto uma eletrola uma cartola
vamos puxar um coelho um baralho e um castelo de cartas
vamos viver o tempo esquecido do mago merlin
vamos montar o espelho partido da vida como ela é
espere baby não desespere
a lagoa há de secar
e nós não ficaremos mais a ver navios
e nós não ficaremos mais a roer o fio da vida
e nós não ficaremos mais a temer a asa negra do fim
espere baby não desespere
porque nesse dia soprará o vento da ventura
porque nesse dia chegará a roda da fortuna
porque nesse dia se ouvirá o canto do amor
e meu dedo não mais ferirá o silêncio da noite
com estampidos perdidos.
Olha o camburão menino
Pela proposta, os menores até 13 anos - desacompanhados dos pais, podem ficar na rua até às 20h30; entre 14 e 15 anos, o adolescente pode ficar sozinho na rua até as 22h; enquanto os adolescentes de 16 e 17 anos têm como horário limite as 23 horas. Se pegos após os hortários serão recolhidos.
No próximo sábado, pela manhã, vai acontecer um ato público para dar conhecimento a sociedade civil das motivações para o toque de recolher, e também a circulará um abaixo-assinado para coleta de assinaturas.
A iniciativa segue o exemplo de Fernandópolis, cidade do interior paulista, onde o toque de recolher foi adotado há quatro anos, e o número de crimes envolvendo menores caiu 60%, segundo dados da Polícia. É uma.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Poetas Elétricos energizam Ponta Negra
Antônio Francisco na Aliança Francesa
PCdoB abre diálogo comunitário em Mossoró
De acordo com o presidente do diretório municipal doi partido, Gutemberg Dias, o objetivo das reuniões é discutir com a população de cada bairro os seus problemas, e também apresentar o Partido Comunista do Brasil a comunidade mossoroense.
Além de ouvir a população e divulgar as diretrizes do PCdoB, o projeto PCdoB nos Bairros vai levar cursos de formação às comunidades, buscando formar os militantes do partido na sua linha ideológica.
A primeira reunião será na amanhã (28), no bairro Três Vinténs, com organização do líder comunitário Arimatéia Pereira. Boa idéia!
terça-feira, 26 de maio de 2009
Cordel no rumo de Brasília
A caravana do cordel potiguar arruma as bagagens para participar do 1º Encontro Nordestino do Cordel, na cadangueira Brasília (DF). Daqui seguem o poeta Antônio Francisco, o poeta e também presidente da FJA, Crispiniano Neto, que vai lá lançar o livro: Lula na Literatura de Cordel; poeta Gustavo Luz da editora Queima-bucha, e outros cabras de poti.
O evento ainda prevê uma ampla discussão sobre as políticas públicas para o Cordel. O encontro vai reunir os artistas, editores, professores, pesquisadores, gestores públicos, políticos, empresários, dirigentes de entidades do terceiro setor, entre outros interessados no tema. Gente de todo lugar nordestino e das outras regiões que gostam do cordel. Eita bom!
Rumores de rua
Assim sendo, Robinson, que é homem mais moço, sairia de vice em 2010, com o compromisso marcado e afirmado de que será o candidato para o Governo de 2014, tendo o apoio e estrutura da situação. Dizem que há sussurros e rumores nas ruas. É...
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Charge de Laercio Eugênio
Ela é a tal
A produtora cultural Dabiele Brito foi a mais votada na eleição do Conselho Municipal de Cultura de Natal. Sobra competência e determinação. Ela é a tal!
Na foto chupada do blog de Alex de Souza, a nossa conselheira Daniele Brito acende um cigarrete ao lado do presidente da Samba, Augusto Lula, e um transitante, em plena efervescência do Beco da Lama.
Valéria Oliveira ilumina Poticanto
Estive quarta-feira no teatrinho Chico Daniel assistindo o show Sinais, com a cantora Valéria Oliveira interpretando as canções de Romildo Soares, na edição do Poticanto.
Valéria com sua voz colocada mostra porque é a cantora mais expressiva da cidade. Na boa companhia do músico Jubileu Filho fez um espetáculo de primeira. Seduziu a platéia, que entrou na sintonia e ainda fez um coro bacana na música Alma Lavada.
A poesia de Romildo Soares entrou como ingrediente aditivo do espetáculo. De rima fácil e letras instigantes, Romildo se revela um compositor articulado, que sabe jogar com as palavras. Bola de gol.
O produtor Nelson Rebouças foi muito feliz na escolha. Adiante Poticanto!
Deus danado em Portalegre
A companhia mossoroense está em turnê no estado com o projeto “Nordeste Danado”, financiado pelo Programa Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Cultura 2009.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Festival de Inverno de Garanhuns recebe propostas para montar programação
Os produtores culturais, grupos e artistas já podem se inscrever no 19º Festival de Inverno de Garanhuns - FIG, evento que será realizado entre os dias 16 e 25 de julho, na região Agreste de Pernambuco. O regulamento está disponível no site www.fundarpe.pe.gov.br
As inscrições, que ficam abertas até o dia 2 de junho, devem ser feitas na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) ou pelos Correios – através do Sedex ou correspondência registrada. Não são aceitos materiais enviados por e-mail ou fax. O endereço da Fundarpe é: Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, CEP 50050-000.
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas e jurídicas de direito privado, cujas atividades representem empreendimentos ou atos de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos. Serão selecionadas propostas de apresentações culturais para dança, teatro, ópera, circo, música e cultura popular. Enquanto que para oficinas, os interessados poderão se inscrever para teatro, circo, dança, ópera, artes plásticas, artesanato, audiovisual, moda, gastronomia, música, literatura, fotografia e cultura popular.
Cada proponente poderá inscrever quantas propostas quiser, mas, no máximo, duas propostas poderão ser aprovadas em cada linguagem cultural, com exceção da área de Música – com aprovação limitada a três propostas – e de associações e cooperativas artísticas, para as quais não se aplicam os referidos limites.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Cinema sob censura religiosa em Campina Grande
O filme que narra uma série de assassinatos envolvendo a Igreja Católica tem suscitado a revolta de vários católicos no mundo.
Anjos e Demônios é uma adaptação do livro homônimo do escritor americano Dan Brown, também autor do polêmico best-seller O Código da Vinci, filmado pelo mesmo diretor. Ainda não vi o filme. Mas acho besteira da Igreja. Esse tipo de comportamento acaba estimulando a platéia.
Cineclube, sebos, botecos e música no mercado
TCE suspende contrato gordo sem licitação da Prefeitura de Natal
terça-feira, 19 de maio de 2009
Poema de Nizâr Qabbânî
Valéria canta Romildo
Eleitores em revista
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Primeira seletiva do MPBeco
Estive na abertura do MPBeco noite de sábado passado. Clima bom. Entre músicas e bandas, duas me marcaram. A hilária Miguxa do Funk, com a performática banda Emblemas Funk Band – uma das mais aplaudidas pelo público. A Emblemas mandou ver um funk-técno-hiphop de letra bem humorada, com lembranças de Eduardo Dusek. Fez a galera balançar. Com toda licença poética surrupiamos uma foto de Alex Gurgel (vide www.grandeponto.blogspot.com) da banda Emblemas Funk Band para ilustrar a página.
A outra música foi: Essa Boe, interpretada pelo MC Preguissa. Bom balanço, botou a galera pra dançar. Ambas foram declassificadas.
A comissão julgadora optou pelo convencional. Predominaram as mais certinhas. Nada de novo no front. Mas bandas Arrelia e Carcará na Viagem deram conta do recado. As classificadas foram: Brinque o Seu Carnaval Que eu Brinco o Meu, com a Banda Arrelia; Côco de Patané, com Leonamanha; Vem no Bem Bolado, com a banda Carcará na Viagem; Há Sempre Música, com Júlio Lima; e Um Xote no Tempo, com Joana Medeiros.
Por conta de uma concurso fotográfico, o lugar tava cheio de máguinas, fotógrafos e retratistas. Muito bom. Até porque, só o excesso conduz ao palácio da sabedoria, já dizia W. Blake.
Não vi, mas disseram que o cantor Silvério Pessoa botou um boneco danado. Pois diga!
sexta-feira, 15 de maio de 2009
MPBeco começa no sábado
Tatuadores do mundo se encontram no Recife
Em Recife (PE), começa hoje (15), a 7ª Convenção Internacional de Tatuagem, no Armazém 12, bairro do Recife Antigo. A mostra deve receber mais de 140 tatuadores e body piercing de várias partes do mundo, segundo os organizadores. O evento vai até domingo, com exposições, debates e shows. A entrada custa 10 “paus” mais 1kg de alimento.
Mudanças climáticas podem comprometer o século 21
É o que diz a reportagem d´O Jornal do Commércio, de Recife, que pinçamos para nossa meia dúzia de quatro leitores:
“Nem aids nem gripe mundial. A maior ameaça para a saúde no século 21 são as mudanças climáticas, que trarão ondas de calor, falta de alimento e, para países tropicais como o Brasil, um avanço da malária, cólera e da dengue.
A solução não está apenas em reduzir as emissões de CO2, mas tirar milhões da pobreza e mudar o padrão de vida da camada mais rica. Pesquisa da revista The Lancet e da University College de Londres alerta que as maiores vítimas serão os pobres, mesmo que não sejam os maiores poluidores.
Sistemas de saúde de muitos países poderão ser colocados sob alta pressão e alguns até entrariam em colapso. A “injustiça social” da questão climática é um dos focos do alerta. Segundo o estudo, essa desigualdade será “uma fonte de vergonha histórica para nossa geração se nada for feito”.
O texto diz que “os ricos verão que estão vivendo em um mundo mais caro, inconveniente, desconfortável e mais imprevisível. Os pobres morrerão”.
A pesquisa diz que as previsões de alta na temperatura são conservadoras e indica que uma elevação de 2°C já seria desastrosa. Entre 260 milhões e 320 milhões de pessoas a mais do que o normal seriam afetadas pela malária até 2080. Na África, a elevação de 1°C multiplicaria por dez o número de mosquitos. A dengue seguiria padrão similar e doenças como esquistossomose e leishmaniose também cresceriam.”
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Sangue, terror e pipocas
A 3ª Semana do Filme Cult prossegue até domingo no Teatro de Cultura Popular (TCP), em Natal. Hoje será exibido o filme Lua Negra, produção de 1975, com direção de Louis Malle, naquela linha do terror. Amanhã, o filme mexicano Alucarda (1978), dirigido por Juan López Moctezuma, inspirado em casos de possessão, meclando nudez, lesbianismo e rituais de sangue. No sábado, A Maldição do Homem Sem Rosto (1958), um noir americano; e domingo, o filme “Deixe ela entrar”. Sempre às 18h30.
Prefeita na berlinda
Vai cair
Fruticultura em crise
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Dionorina manda o reggae da Bahia
O reggae-man Dionorina é uma grata supresa para mim que ainda não conhecia sua música. Baiano de Feira de Santana, o cara faz um reggae decente. Bebeu na fonte de Peter Tosh e Bob Marley, mas incorpora o suíngue brasileiro. O arranjo para a música Nego Dito, de Itamar Assumpção está uma beleza! Dionorina já está na estrada há um tempo. Começou a cantar aos 10 anos nas rádios da Bahia. Tem formação erudita, recebeu o título de solista da UFPB. Sendo ainda merecedor do prêmio Caymmi de 93, gravou tres discos e fez turnês pela Europa. Ouça e divirta-se!
domingo, 10 de maio de 2009
Boca Seca pra dançar
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Chico Cesar assume a Fundação de Cultura de João Pessoa
Eduardo Campos bota pilha em Iberê
Ministério Público Federal pede a cassação da prefeita de Mossoró
Poema de Carlos Pena Filho
Deu-lhe a mais limpa manhã
Que o tempo ousara inventar.
Deu-lhe até a palavra lã,
E mais não podia dar.
Deu-lhe o azul que o céu possuía
Deu-lhe o verde da ramagem,
Deu-lhe o sol do meio dia
E uma colina selvagem.
Deu-lhe a lembrança passada
E a que ainda estava por vir,
Deu-lhe a bruma dissipada
Que conseguira reunir.
Deu-lhe o exato momento
Em que uma rosa floriu
Nascida do próprio vento;
Ela ainda mais exigiu.
Deu-lhe uns restos de luar
E um amanhecer violento
Que ardia dentro do mar.
Deu-lhe o frio esquecimento
E mais não podia dar.
Voando baixo
Acho mesmo que a cidade perdeu o bonde da história, ainda mais com a construção em ritmo acelerado do novo aeroporto internacional em Aracati, no Ceará, que vai aglutinar o embarque de passageiros e cargas (inclusive frutas e camarão) da região, incluindo Mossoró que fica distante apenas 81 km. Aracati que é a principal cidade da região do Jaguaribe, detém ainda o polo turístico de Canoa Quebrada como diferencial na atração de estrangeiros.
Ao fim, será bem mais cômodo do que embarcar em Natal ou Fortaleza como acontece hoje. Meus sentimentos.
Pintor Marcelo Fernandes inaugura exposição no Calígula
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Hoje tem Alcatéia Maldita
Além da queda, coice
Ministério Público investiga qualidade do asfalto em Mossoró
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Poema de Gregory Corso
Carlos Fialho lança livro quinta na Siciliano
O livro reúne vinte crônicas, com dez tendo como personagem central, Mano Celo, que teve sua primeira aparição no primeiro livro do autor: Verão Veraneio, de 2004. O sucesso do personagem, estimulou o escritor a produzir novos textos.
Mano Celo – O rapper natalense é mais uma edição do selo Novos Escribas.
Nós do Beco dá Samba
O Beco da Lama, no centro hiostórico de Natal, é um dos bons redutos dos artistas, intelectuais e outros genêros da fauna potiguar. Merece um resgate a cada dia. Passado o calor do pleito, acho que é hora do armistício entre os vencedores e vencidos para o bem estar geral do beco. Ah, fica ainda a sugestão de se organizar os estatutos da Samba e o famoso livro preto que anda um tanto desbotado.
Privatizando a saúde.
Registro de nascimento
Registro de nascimento
Ainda sobre o nosso blog. Ele nasce a partir da coluna Território Potiguar, que durante mais de dois anos circulou no Blog da Feira, informativo eletrônico de Feira de Santana, na Bahia, sob o comando do jornalista Janio Rego.