segunda-feira, 30 de abril de 2012

Articuladas lésbicas na cidade do sol


 Termina amanhã, o 1º Encontro Nacional da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), que acontece desde o sábado no Praiamar Hotel, de Ponta Negra. As entendidas discutem assuntos como ‘Educação e Cultura sem Lesbofobia’, ‘O Masculino e o Feminino em Nós’, ‘Juventude e Terceira Idade: Diferenças Geracionais’, ‘Os Avanços e as Deficiências da Lei Maria da Penha’, ‘Interseções entre Lesbianidade e Deficiência’, e ‘Plano Nacional de Feminização da AIDS’. É isso ai.

Os 100 anos do velho 18 em revista

Já está em fase final a revista comemorativa do centenário de nascimento do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. A edição sai pelo do Jornal de Fato, de Mossoró. A revista é fruto de pesquisa dos jornalistas Edilson Damasceno, Jotta Paiva e Julierme Torres. 
Tem lançamento previsto para maio, durante a Exposição 100 de Anos de Dix-huit, organizada pela Prefeitura de Mossoró. Muito bom. Dix-hui foi um político diferenciado na política de Mossoró e deste Rio Grande.  

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Samba Funk Groove Sérgio

O baixista Sergio Groove se apresenta no sábado (28) no auditório da Escola de Música da UFRN. O show Samba Funk Groove Soul começa às 19 horas, e terá acompanhamento de Eduardo Talfic nos teclados e Darlan Marley na bateria, além de convidados especiais. Ingressos a preço único no valor de 20 reais. Ingressos e informações pelo telefone 8893-1187.

Cinema livros e cafezinho

A PotyLivros do Praia Shopping, promove no sábado (28) projeto cultural Café Com Cinema, com a exibição do longa-metragem O Mundo de Apu (Apu Sansar, 1959),  produção indiana, com direção de Satyajit Ray. A sessão começa às 18h30, no auditório da livraria. A entrada é livre.

Depois do filme haverá um debate e o sorteio de um livro entre os participantes. A todos será servido um café expresso gratuito de cortesia. Para reservar sua cadeira basta enviar um e-mail para afecomcinemanatal@gmail.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Grilo e suas telas no Palácio Potengi


O pintor e trovador, Pedro Grilo, inaugura hoje a exposição Grilo Borratela: Natal Antiga da Fundação até os Anos 1950, a partir das 19h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. A visitação pública se estende até o dia 26. Entrada Franca.

A exposição retrata a Natal velha. Muitas das ruas e prédios pintados por Grilo sofreram modificações ou deterioração do tempo que alguns monumentos só figuram nas suas telas. A iniciativa é de Secretaria Extraordinária da Cultura – Secult-rn. 

Grilo é um dos mais autênticos artistas da cidade. Longe da vaidade, o pintor se considera um "borrador de telas", e dispensa a nomenclatura artista plástico. Porém,  se revela um artífice rebuscado e detalhista, usando cores fortes e traços marcantes. 80 telas estarão expostas. Trabalhava muito à noite, se refere a produção e revelando que sempre foi noturno. De quebra deu receita que lhe dá energia no alto dos seus 75 anos. Todos os dias como farinha de linhaça, de guaraná, castanha, gergelim e amendoim, num mingau de aveia. É a minha receita de energia. É uma figura, merece!

Os Tuareges do Saara


Os tuaregues tomaram o Timbuktu, nos desertos Mali. A secular Timbuktu fica nas encostas do Saara e hoje é patrimônio mundial em perigo da Unesco. Agora corre ainda mais perigo com a instabilidade política e a guerra civil.  Há medo da devastação arquitetônica da cidade.

O Movimento Nacional pela Libertação de Azawad (MNLA), principal grupo da oposição tuaregue no Mali, na África Ocidental, está na ofensiva desde janeiro. O presidente Amadou Touré foi deposto em março por um golpe militar e a situação ficou confusa. Os rebeldes se  aproveitaram. A tomada de Timbuktu pode ser a cartada final.  

Os tuaregues são um povo berbere formado por pastores semi-nômades, agricultores e comerciantes. No passado, controlavam a rota das caravanas no deserto do Saara.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jimi Hendrix baixa no inferno


Cover guitar.  Hoje a partir das 22h30, no Hells Pub.

O negócio é decolar...


Na semana passada, um grupo de empresários de Mossoró e políticos do Estado, inclusive a governadora Rosalba, estive na sede da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, para buscar uma solução e o funcionamento do aeroporto da cidade. Desde ontem, um equipe do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA) da Aeronáutica está na cidade realizando uma vistoria técnica na área do aeroporto Dix-sept Rosado. Já é alguma coisa.

Mossoró já há alguns anos vive o dilema de recuperar o atual aeroporto que fica na zona urbana, ou construir uma outra unidade fora da cidade. Os empresários da construção querem verticalizar a cidade e alegam que o aeroporto é um empecilho naquele lugar. Por outra, já faz décadas que Mossoró tenta e tenta e não consegue emplacar como destino da aviação comercial.

Enquanto isso, a vizinha cidade Aracati, no Ceará, se prepara para inaugurar oficialmente o seu aeroporto internacional, que já funciona. E a TAM decidiu que vai montar lá um hangar de manutenção, o que reforça a viabilidade econômica e operacional do aeródromo.

Aracati fica ali, uns 80 km de Mossoró. O aeroporto tem linhas inspiradas no clima tropical. É o Ceará.
Veja o vídeo promocional:
   

Pé quente cabeça fria



Antes que exploda, relaxe...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica e Coral Canto do Povo em Concerto


A Secult-rn convida para o I Concerto da Orquestra Sinfônica do RN, e do Coral Canto do povo. No repertório, obras de Ludvig V Beethoven e Heitor Villa-Lobos. Na regência, os maestros. Enilson Melin e Janilson Batista. Dia 24 (terça-feira), às 20h, no TAM. Entrada livre. Muito bom!  

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ponte de Igapó



96 anos. 
Abandonada e caindo aos pedaços. Lamentável Natal. 

Tá faltando camburão


Mais de 300 viaturas policiais estão fora de circulação no Rio Grande velho. Tudo por conta de uma dívida de 4 milhões de reais cobrado pela empresa Locavel, que aluga os veículos ao governo do estado. Boa parte dos carros está na oficina, o resto com a documentação atrasada e com multas de trânsito, outras ficaram retidas. E a segurança deixa pra lá. 

O dono da locadora diz que está em dificuldades porque o governo não paga o aluguel.  O governo diz que a conta é outra. E fica tudo por isso mesmo. Antigamente os carros eram oficiais e de propriedade do estado. Mas o mundo é outro, como dizem os modernos.
  
Pelo jeito, logo logo a hora polícia voltar a fazer patrulhas a pé, ao velho estilo Cosme e Damião.  Enquanto os bandidos agem montados em carrões. Agora é rezar para ficar livre dos assaltos e dos malassombros do poder.