quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Um resgate no Teatro Sandoval Wanderley


Como seria bom que o Teatro Sandoval Wanderley voltasse ao modelo original, com palco italiano e tudo mais. A transformação em teatro de arena não deu certo. Ficou comprovado durante o tempo em que foi usado. A descaracterização, além de retirar o conforto para artistas e a platéia, matou o projeto do prefeito Djalma Maranhão, lembrado pelas obras culturais e urbanísticas que implementou na cidade no início dos anos 60.    

Com a mudança, o teatro acabou ficando muito pequeno para ser de arena, e de pouca, ou pouquíssima, serventia para espetáculos produzidos para esse espaço no meio cultural, que são mais raros. Perdeu a originalidade. Dai, acabrunhou. Terminou sendo uma coisa que definitivamente não combinou. E quem conheceu o Sandoval Wanderley noutros tempos sabe disso.

Vamos ser sinceros, como teatro de arena o Sandoval Wanderley tem um palco é pequeno demais, as arquibancadas nem vamos comentar. Tudo é muito imprensado, não é nada funcional para apresentações de peças teatrais e shows musicais. A construção da arena não passou de uma pretensão mal planejada. Acontece. Afinal, aquele espaço foi projetado para funcionar tecnicamente nos moldes do teatro de revista. Um bom palco e poucas poltronas. Descaracterizado, perdeu o brilho e a função.

Coincidentemente, desde que foi transformada num minúsculo teatro de arena, a Casa começou a perder o encanto, e, por conseguinte, a intensidade dos espetáculos, que foram minguando, minguando, até cerrarem as portas, como um tiro de misericórdia da derradeira gestora municipal.

Nada é mais como dantes, e o velho prefeito Djalma Maranhão, que foi o criador do teatrinho, por onde estiver, deve colecionar mais esse desgosto. Ah, Natal velha ingrata, que esquece quem fez o bem.

Começei a assistir espetáculos por lá no final da década 70 – quando tudo era um pique só –, os bons anos 80, também 90 e 2000. Depois que virou teatro de arena me lembro agora dos shows de Cida Moreira, Duo Fel, Abel Silva e Gereba, e vi quanto aquilo lá desconfortável para o público e os artistas. Achei tudo muito mal ajambrado. 

Mas já que estão anunciando nos jornais de uma verba em dinheiro este ano para reformar o prédio e botar o Teatro Sandoval Wanderley de novo a funcionar, nada mais oportuno do que, retornar o espaço com as suas características originais, com palco italiano, cadeiras de auditório, cuja serventia para os artistas e o conforto para o público serão muitos maiores. Até porque não importa ser exótico, bom mesmo é ser confortável e operacional.

Por tabela, também se faria um resgate da memória do prefeito Djalma, nosso grande administrador. Eu voto a favor da mudança. É hora.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário