sexta-feira, 19 de abril de 2013

Deu água no petróleo



O Rio Grande foi à Petrobras buscar petróleo e achou água.

Com os poços produzindo cada vez menos, a Petrobras está retirando os investimentos no estado. Mas a presidente da estatal, Graça Foster, no encontro de ontem com os políticos do RN, prometeu dar uma “esquentadinha” nas atividades. Diz ela que vai recontratar empreiteiras, retomar obras e reativar os empregos que caem vertiginosamente desde o ano passado.

De lambuja, ofereceu os poços profundos que deram n’água para o governo explorar o líquido nestes tempos de seca. Um consolo. Mas que não deixa de ser uma boa.

A crise no setor cresce, os contratos estão sendo cancelados com empreiteiras, e quase duas mil demissões, segundo o sindicato dos petroleiros. Dias recentes 360 engenheiros e técnicos da Petrobras foram remanejados para outras regiões produtoras de petróleo no país.

A verdade é que Petrobras que sempre teve um perfil técnico foi politizada no governo Lula, usada até no controle da inflação, e deu no que deu. Os ativos da empresa caíram a níveis nunca vistos; as ações despencaram no mercado, e agora a presidente Dilma corre atrás do prejuízo. Botou a engenheira Graça Foster na direção para fazer a correção de rumo. Isso implica em cortes e redirecionamento orçamentário, e venda de patrimônios menos lucrativos. É o que se vê ultimanente.

Com a produção em queda, Mossoró acabou entrando na panela dos baratos. A tendência futura é de investimentos menores para manutenção dos poços perfurados e ainda viáveis. Como o petróleo é um bem finito, a morte está anunciada.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário