sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O Pindorama de Lola hoje no TCP


(Clique no Cartaz para ampliar)


Sobre o artista e o Pindorama

Show: Pindorama - Concerto de violão solo
Artista: Luiz Lima – Lola
Horário: 20h
Local: TCP (Teatro Chico Daniel de Cultura Popular), na Fundação José Augusto.


Nascido em 16/11/1955 em Natal, Brasil, Luiz Lima começou a tocar violão como autodidata aos 8 anos. Pouco tempo depois, iniciou a se apresentar em Natal e arredores, usando o apelido Lóla, com o qual ficou conhecido na região. No inicio dos anos 70, morou nos USA, participante de um programa de intercambio cultural.

Depois de concluída a high school, frequentou a University of Maine at Augusta, conhecida pelo seu curriculum musical inovador. Os dois anos vividos nos USA proporcionaram a Luiz uma profunda experiência com o Rock e o Folk americanos e marcaram o inicio de seu interesse pelo Jazz. A época de seu retorno ao Brasil, foi principalmente a influência de Milton Nascimento/Clube da Esquina e Egberto Gismonti/Academia de Danças que o conduziram de volta as raízes brasileiras.

Através do estudo, da composição e da improvisação, começou a sua busca por uma forma que iria incorporar elementos americanos aos ritmos e gêneros da tradição brasileira. Em 1976, Luiz entrou na Universidade do RN em Natal para estudar Arquitetura, abandonando o curso dois anos depois, decidido a se dedicar inteiramente à musica.

Mudando-se para o Rio de Janeiro no inicio da década de 1980, entrou para a Unirio onde cursou a Faculdade de Educação Artística, com especialização em música. No mesmo período, estudou Harmonia e Improvisação com Sergio Benevenuto (RioMusica). Desde 1990 vive na Itália, onde estudou violão clássico, diplomando-se pelo Conservatório de Livorno (revalidado bacharel em violão pela UFRJ).

Gravou os discos REVOLTA DOS PEIXES (Independente 1981), 1984 ROCK (Ariola 1984), SOLAR (Independente 1986), OLHO MÁGICO (Rainbow 1995), BRASIL BRASILEIRO (Independente 1997), REALIDADE REAL (Philology 2003), O TOM BRASILEIRO tributo a Tom Jobim (Philology 2007), CEM SAUDADES - BZ4tet (RADAR EGEA 2008) e PINDORAMA - BZ4tet (Radar Egea 2012).

Além dos concertos musicais, ensina violão/guitarra, harmonia e improvisação Jazz & Blues, e também música de grupo no Centro Attività Musicale di Empoli (Firenze-Itália).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário