sexta-feira, 28 de maio de 2010

Poemeu

Mar

Da água sairei
Assarei meu corpo sob o sol
Um novo Netuno
Um Serafim Ponte Grande de walkman nos ouvidos
E a música dirigindo os pés na areia fina.

Encontrando búzios, conchas, coisas acústicas
Musas e sereias e tudo mais que dança nas horas
A luta vil, a luta vã
Trabalho diário dos homens
Corpos misturados com o mar.

Entre a terra e o ar
O mar se faz lar dos desvalidos
Dos corações destemidos
Os serenos lutadores
E amores beira-mar
Horizonte pescador
Lombra que o balanço dá.

De alma lavada levarei comigo o abrigo
Tenda que pousa os amigos
Uns poucos perdidos que no mar encontrei
Alguns que cruzaram a Pérsia
E aqui chegaram pela correnteza
A nobreza de Iemanjá
Rainha mãe d´além mar
Guardiã dos navegantes.

Na praia onde estendo a rede
Relaxo das dores
Relembro os prazeres que às vezes vivi
A rede onde pesco meu pão.

Pedaços de mar
Pedaços de mim
Por fim, estamos distantes
Como o meu amor atlântico nessa avenida oceânica que transa o coração.

Fagulhas da lua alta
O facho que o horizonte sopra
A sopa de siri na mesa posta
O mar que conheci.

Mad Dogs monday


O som rola na segunda, no bar Sgt. Pepper's.

Árvore símbolo morre nas mãos do PV

O secular pé de Castanhola, com aproximadamente 200 anos de idade, e eleita pelo foclorista Câmara Cascudo como a “Árvore da Cidade”, foi arrancada pela Prefeitura de Natal. Doente, a árvore não recebeu o tratamento necessário e acabou não resistindo.

Nas horas caladas a árvore foi arrancada do canteiro no bairro da Ribeira pelos homens da Secretaria de Serviços Urbanos (SENSUR), em função do risco de desabamento. A morte da Castanhola é mais um retrato da gestão ecológica do Partido Verde (PV) na cidade do Natal. No seu lugar será plantada uma Gameleira.

Lembrando que no ano passado o PV fechou o Parque da Cidade ao invés de fazer as adequações para a manutenção operacional. Essa é a Natal pequena.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Poema de John Donne

A Proibição

Tem cuidado ao amar-me.
Pelo menos, lembra-te que te proibi.
Não que restaure o meu pródigo desperdício
De alento e sangue, com teus suspiros e lágrimas,
Tornando-me para ti o que foste para mim,
Mas tão grande prazer desgasta a nossa vida duma vez.
Para evitar que teu amor por minha morte seja frustrado,
Se me amas, tem cuidado ao amar-me.

Tem cuidado ao odiar-me,
E com os excessos do triunfo na vitória,
Ou tornar-me-ei o meu próprio executor,
E do ódio com igual ódio me vingarei.
Mas tu perderás a pose do conquistador,
Se eu, a tua conquista, perecer pelo teu ódio:
Então, para evitar que, reduzido a nada, eu te diminua,
Se tu me odeias, tem cuidado ao odiar-me.

Contudo, ama-me e odeia-me também.
Assim os extremos não farão o trabalho um do outro:
Ama-me, para que possa morrer do modo mais doce;
Odeia-me, pois teu amor é excessivo para mim;
Ou deixa que ambos, eles e não eu, se corrompam
Para que, vivo, eu seja teu palco e não teu triunfo.
Então, para que o teu amor, ódio, e a mim, não destruas,
Oh, deixa-me viver, mas ama-me e odeia-me também.


*Tradução de Helena Barbas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cordel & Baudelaire


É hoje na Aliança Francesa.

Pintura de Flávio Freitas


Igreja do Rosário e Potengi - Natal.

Poema de Civone Medeiros

Inferno astral

Vou perverter
O inferno
Em paraíso
Vou descer
Ao inferno
E reVolto
Em chamas
Sem juiz
Nem juízo
Vou fazer
O sol
No inverno
E chover
No inferno
Vou fazer
Do meu inferno
Um paraíso

terça-feira, 25 de maio de 2010

It’s Pop na Casa da Ribeira

O Studio Corpo de Baile bota em cartaz o espetáculo It’s Pop! Nele o grupo de dança busca referências na cultura pop, unindo a forma do sapateado americano - devidamente abrasileirado - com músicas, imagens, modas e estilos.

Segundo a produção, It’s Pop é diversão, tendência e atitude. A apresentação será neste sábado, 29 de maio, às 20h, na Casa da Ribeira. A entrada inteira custa R$ 20,00 e R$ 10,00 estudante. Bueno!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ficha Limpa com ressalvas

No projeto Ficha Limpa, aprovado por unanimidade pelos espertos senadores brasileiros, uma cláusula foi mudada, e com isso serão punidos os candidatos a cargo público que a partir de agora estejam devendo na Justiça.

Então ficou combinado assim:
Os parlamentares e executivos que já respondem processo na Justiça não haverá problema. Quer dizer, os velhos bandidos estão todos perdoados.]

Isso é o Brasil!

Mais trapalhadas do Amorim

Ainda sobre o caso de Honduras, o ministro Celso Amorim depois de negar e negar, finalmente admitiu em entrevista que cerca de um mês antes da invasão de Manuel Zelaya e sua turma, recebeu um telefonema o ex-presidente hondurenho, pedindo abrigo na Embaixada do Brasil, e (sic) o pedido foi negado.

No final deu no que deu. Num concluio armado com o venezuelano bravatista Hugo Chavez, a casa brasileira foi invadida e Zelaya lá se abancou por durante meses, numa situação diplomática inusitada e fora do contexto protocolar da diplomacia internaciomal, até escolher outro país para lhe dar asilo. Mas o Brasil disse ao mundo que nada sabia.

O besteirol de Celso Amorim

Por Reinaldo Azevedo

Lista das besteiras e derrotas do ministro-chefe do Itamaraty
O maestro do vexame de agora é Celso Amorim, Abaixo, atualizo a lista de seus desastres. Certamente falta coisa, mas vamos lá:

NOME PARA A OMC
Amorim tentou emplacar Luís Felipe de Seixas Corrêa na Organização Mundial do Comércio em 2005. Perdeu. Sabem qual foi o único país latino-americano que votou no Brasil? O Panamá!!! Culpa do Itamaraty, não de Seixas Corrêa.

OMC DE NOVO
O Brasil indicou Ellen Gracie em 2009. Perdeu de novo. Culpa do Itamaraty, não de Gracie.

NOME PARA O BID
Também em 2005, o Brasil tentou João Sayad na presidência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Deu errado outra vez. Dos nove membros, só quatro votaram no Brasil — do Mercosul, apenas um: a Argentina. Culpa do Itamaraty, não de Sayad.

ONU
O Brasil tenta, como obsessão, a ampliação (e uma vaga permanente) do Conselho de Segurança da ONU. Quem não quer? Parte da resistência ativa à pretensão está justamente no continente: México, Argentina e, por motivos óbvios e justificados, a Colômbia.

CHINA
O Brasil concedeu à China o status de “economia de mercado”, o que é uma piada, em troca de um possível apoio daquele país à ampliação do número de vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. A China topou, levou o que queria e passou a lutar… contra a ampliação do conselho. Chineses fazem negócos há uns cinco mil anos, os petistas, há apenas 30…

DITADURAS ÁRABES
Sob o reinado dos trapalhões do Itamaraty, Lula fez um périplo pelas ditaduras árabes do Oriente Médio.

CÚPULA DE ANÕES
Em maio de 2005, no extremo da ridicularia, o Brasil realizou a cúpula América do Sul-Países Árabes. Era Lula estreando como rival de George W. Bush, se é que vocês me entendem. Falando a um bando de ditadores, alguns deles financiadores do terrorismo, o Apedeuta celebrou o exercício de democracia e de tolerância… No Irã, agora, ele tentou ser rival de Barack Obama…

ISRAEL E SUDÃO
A política externa brasileira tem sido de um ridículo sem fim. Em 2006, o país votou contra Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas, no ano anterior, negara-se a condenar o governo do Sudão por proteger uma milícia genocida, que praticou os massacres de Darfur — mais de 300 mil mortos! Por que o Brasil quer tanto uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Que senso tão atilado de justiça exibe para fazer tal pleito?

FARC
O Brasil, na prática, declara a sua neutralidade na luta entre o governo constitucional da Colômbia e os terroristas da Farc. Já escrevi muito a respeito.

RODADA DOHA
O Itamaraty fez o Brasil apostar tudo na Rodada Doha, que foi para o vinagre. Quando viu tudo desmoronar, Amorim não teve dúvida: atacou os Estados Unidos.

UNESCO
Amorim apoiou para o comando da Unesco o egípcio anti-semita e potencial queimador de livros Farouk Hosni. Ganhou a búlgara Irina Bukova. Para endossar o nome de Hosni, Amorim desprezou o brasileiro Márcio Barbosa, que contaria com o apoio tranqüilo dos Estados unidos e dos países europeus. Chutou um brasileiro, apoiou um egípcio, e venceu uma búlgara.

HONDURAS
O Brasil apoiou o golpista Manuel Zelaya e incentivou, na prática, uma tentativa de guerra civil no país. Perdeu! Honduras realizou eleições limpas e democráticas. Lula não reconhece o governo.

AMÉRICA DO SUL
Países sul-americanos pintam e bordam com o Brasil. Evo Morales, o índio de araque, nos tomou a Petrobras, incentivado por Hugo Chávez, que o Brasil trata como uma democrata irretocável. Como paga, promove a entrada do Beiçola de Caracas no Mercosul. Quem está segurando o ingresso, por enquanto, é o Parlamento… paraguaio! A Argentina impõe barreiras comerciais à vontade. E o Brasil compreende. O Paraguai decidiu rasgar o contrato de Itaipu. E o Equador já chegou a seqüestrar brasileiros. Mas somos muito compreensivos. Atitudes hostis, na América Latina, até agora, só com a democracia colombiana. Chamam a isso “pragmatismo”.

CUBA, PRESOS E BANDIDOS
Lula visitou Cuba, de novo, no meio da crise provocada pela morte do dissidente Orlando Zapata. Comparou os presos políticos que fazem greve de fome a bandidos comuns do Brasil.

IRÃ, PROTESTOS E FUTEBOL
Antes do apoio explícito ao programa nuclear e do vexame de agora, já havia demonstrado suas simpatias por Ahmadinjead e comparado os protestos das oposições contra as fraudes eleitorais à reclamação de uma torcida cujo time perde um jogo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Farsa da Copa 2014

Derrubar uma creche para dar satisfação aos fiscais da FIFA de que as obras da Copa 2014 já começaram na cidade.

Pobre Natal, que pequenez!

Artistas no calote

Essa eu pesquei no blog do Roberto Guedes, do portal www.nominuto.com

- A despeito de ter sido cobrada publicamente pela artista plástica Danielle Carcav, a Fundação Capitania das Artes ainda não moveu palha para pagar o pró-labore individual de 1.350 reais que pactuou com todos os criadores que cederam obras para o oitavo "Salão de Artes da Cidade do Natal", realizado há bom tempo.

Artista sofre.

Driblando no Oriente

Ato seguinte a fazer o acordo com a Turquia para beneficiamento de 1.200 kg de urânio, de sob mediação do presidente Lula da Silva, o Irã anuncia que prosseguirá com o enriquecimento do metal, mantendo os mesmo princípios condenados pela comunidade internacional, sem dar a mínima para as normas da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Ao que parece o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad fez só mais uma firula para brasileiro ver. Apesar a boa vontade de Lula, o cara vai seguir na contramão. Uma mala sem chavez.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Valéria Oliveira faz show em sampa

O início da farsa

Por Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado
Do blog do Carlos Gomes

O dia 17 ficará marcado para mim, como ‘o dia da farsa’, em alusão à demolição da Creche Kátia Fagundes e do Pórtico do Centro administrativo de Lagoa Nova, para parecer iniciados os trabalhos da construção da Arena das Dunas da Copa 2014.

Ao dizer isso, dois aspectos levanto para a análise do leitor – o primeiro é que é muito pouco para caracterizar o início de uma obra monumental, como se pretende, às vésperas da chegada de Comissão da Fifa para inspeção da futura Copa; o segundo é de ordem jurídica, pois a empreitada demolitória iniciada foi contratada com dispensa de licitação em razão de ‘urgência’.

Sou professor de Direito Tributário e Direito Financeiro há muitos anos, costumo ministrar cursos sobre Gestão Pública e já publiquei trabalhos sobre licitação, onde sempre ensinei que não existe na Lei 8.666/93 nenhum dispositivo que autorize dispensa de licitação por motivo de urgência. O que existe é a dispensabilidade nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa etc. (art. 24, inciso IV).

Na interpretação desse dispositivo existe posicionamento da doutrina e jurisprudência no sentido de que não se pode forçar estado de emergência ou calamidade com falta de planejamento ou desídia, quando houve tempo suficiente para a adoção do princípio constitucional da licitação obrigatória.

Aliás, para a contratação, também direta, dos profissionais que ofereceram a maquete do novo estádio, ocorreu sob os auspícios do art. 25, isto é, ‘quando houver inviabilidade de competição’, num Estado onde tem dois arquitetos que já projetaram estádios e que foram efetivamente construídos – O Machadão e o do ABC, fora outras praças de esportes.

Seria interessante que o Tribunal de Contas e o Ministério Público verificassem a interpretação correta de tais dispositivos à luz das Súmulas do TCU e TCE/RN, evitando o eterno ‘fato consumado’ e a persistência da impunidade de administradores insensatos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Antilelegia etérea

Na medida em que caem
os frutos, caem os homens,
caem as folhas, o sol cai
para o alto com as estrelas.
E eu, como um tronco
envelhecendo, vou ficando
oco por dentro e começo
a ser ocupado pelos passarinhos.
Começo a ser passarinho
no tronco. Até que o musgo
no céu me torne eterno.

Sarau no Sebo Vermelho

Bardallo’s da hora


Neste sábado o Bardallo’s Comida e Arte está fazendo a festa de quinto aniversário. A badalação vai rolar solta a partir das 20 horas, nos jardins do Palácio Potengi, centro da cidade, com animação da Orquestra Boca Seca e a banda Du Solto. A entrada custa 7 pratas antes e 10 na hora. Beleza pura!

Exposição de Dorian Gray


Continua em cartaz a exposição “Dorian Gray – Acervo do Artista” é uma retrospectiva dos 50 anos de atividades artísticas. A mostra reúne 25 quadros do acervo particular do artista e acontece no Palácio Potengi, na praça 7 de setembro, centro da cidade.

Dorian Gray Caldas é um dos mais completos artistas plásticos deste Rio Grande, com atuação na tapeçaria, pintura, gravuras e murais, além da literatura.

O artista está completando 80 anos de idade. Vida longa a Dorian Gray!

Natal atrás da Copa

Das 12 cidades escolhidas para sediar a Copa 2014, sete já estão garantidas, segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Natal ainda corre atrás da vaga.

De acordo com o chefão da CBF já estão asseguradas às cidades de Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Estou achando que das doze vão sobrar quatro. É aguardar.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cristóvão Buarque em Natal

O senador Cristóvão Buarque (PDT-DF) estará em Natal na próxima segunda-feira (17) para ministrar palestra sobre Educação. A palestra está marcada para 19 horas, devendo acontecer no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Conforme o Diretório Estadual do PDT, o senador Cristóvão Buarque vai apresentar as suas idéias e propostas para a Educação. A palestra será acrescida de um debate, que devem subsidiar o programa de governo do pré-candidato Carlos Eduardo Alves (PDT-RN) para o Rio Grande.

Cristóvão Buarque é um dos parlamentares mais interessantes do Senado Federal nos dias de hoje. Uma raridade naquela terra de ninguém.

A emenda estragando o soneto

E o deputado federal Betinho Rosado, quem diria!
Estava em Brasília e não votou no projeto Ficha Limpa. Depois andou dando uma justificativa meio esfarrapada para ausência atrapalhada. Não colou.

Mesmo assim em Mossoró, um radialista (puxa-saco) anda dizendo num programa dominical da Rádio RPC, que o parlamentar votou favorável ao Ficha Limpa. Uma mentira deslavada vendida como verdade para população.

Em plena era globalizada tem gente que ainda acha que o povo é otário e o mundo se acaba em Zé da Volta.

Que maldade!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Poema de Octavio Paz

Destino do Poeta

Palavras? Sim. De ar
e perdidas no ar.
Deixa que eu me perca entre palavras,
deixa que eu seja o ar entre esses lábios,
um sopro erramundo sem contornos,
breve aroma que no ar se desvanece.
Também a luz em si mesma se perde.

Camarones e rock na Ribeira


A Camarones Orquestra de Guitarrística lança CD neste sábado, com apresentação na Casa da Ribeira, dentro do projeto Cena Contínua. O show começa às 20h, e terá participação especial do grupo paraibano Sex on Thje Beach.

O Camarones faz um rock instrumental de boa medida, com pegada firme e solos marcantes. A entrada custa 10. Vale conferir!

Legalize Maria Joana!

Li no blog da Laurita Arruda, que neste sábado os fumantes e simpatizantes da maconha se reúnem na Praça Cívica, por volta das 15 horas, para uma caminhada até o centro da cidade, e que se finda na Praça André de Albuquerque, num movimento pela legalização da velha marijuana.

O movimento pela legalização da maconha vai ganhando força nesse imenso país. Passeatas pela legalização já aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Natal com esse ar metropolitano também não fica de fora.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Batuque da rede potiguar

Nesta terça feira, a Rede Potiguar de Música (RPM) promove lançamento oficial com pocket-shows de alguns artistas já associados à rede. Começa a partir das 18h na Casa da Ribeira,
Entrada aberta.
Agência Cultural do Sebrae/RN e Casa da Ribeira estão apoiando a iniciativa. É isso!

Programação artística
18h - Poetas Elétricos - café da Casa
18h20 - Camarones Orquestra Guitarrística - palco
18h40 - Clara e a Noite - café da Casa
19h - Carlos Zens - palco
19h20 - Júlio Lima - café da Casa
19h40 - Pádua - palco
20h - Esso - café da Casa
20h20 - Seu Zé - palco

A Rede Potiguar de Música reúne artistas, produtores, jornalistas e interessados em fortalecer a cadeia produtiva da música no Rio Grande do Norte. A idéia é unificar o segmento musical, estimulando a categoria a trabalhar de forma organizada e solidária.

Outras Informações:
www.redepotiguardemusica.blogspot.com
Tel: 84 - 9404-6787