terça-feira, 8 de novembro de 2011

Boxe sem Frazier


O mundo do boxe perde Joe "Smokin" Frazier, o ex-pugilista campeão mundial dos pesos pesados e membro do Salão da Fama do Boxe. Tinha no currículo a façanha de derrubar a invencibilidade do lendário Muhammad Ali, em 1971. Aos 67 anos de idade, e faleceu ontem em consequência de um câncer no fígado, descoberto há pouco mais de um mês.

"Smokin" Joe, apesar de ser um pugilista baixo para os pesos pesados, compensou a falta de estatura com uma ferocidade que impressionava seus rivais. Além disso, Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos. Foi exatamente o temível gancho de esquerda que levou Ali à lona no 15º assalto da luta que ambos disputaram no lendário Madison Square Garden, em Nova York, em 1971. A queda de Ali deu a Frazier uma histórica vitória no "Combate do Século".

Embora Frazier tenha vencido o primeiro encontro, Ali venceu os outros dois desafios contra o rival. Aliás, a presença de Ali fez com que a figura de Frazier sempre ficasse em um segundo plano, algo que nunca agradou o ex-campeão mundial.
"Smokin" Joe, como era conhecido Frazier, ganhou o título de campeão do mundo dos pesos pesados em 1970 ao vencer por nocaute Jimmy Ellis no quinto assalto. Ele defendeu quatro vezes com sucesso o título até que foi finalmente vencido por George Foreman em 1973. Uma lenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário