quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A música de Sílvia Sol hoje na cidade alta


Do Samba Novo a Bossa Jazz , é o show que a cantora Silvia Sol e o Boa Idéia Quarteto fazem nesta quarta-feira, às 20h no Teatro do Campus/IFRN, da Cidade Alta.

A cantora e o grupo escolheram o repertório de forma conjunta. O Quarteto traz na bagagem o choro, a bossa e o samba, enquanto Silvia Sol, com sua voz suave acrescenta dá uma pitada de jazz às canções.

Os ingressos podem ser adquiridos na hora do show, ou antecipadamente com a própria cantora, no valor de R$10. Informações com Silvia Sol no telefone: 84 -9938.9096.
É uma!

Até os cegos podem ver e compreender o que está em curso na Líbia

Por Domenico Losurdo – de Roma

Doravante mesmo os cegos podem ver e compreender o que está em curso na Líbia:

1. O que se passa é uma guerra promovida e desencadeada pela OTAN. Esta verdade acaba por se revelar até mesmo nos órgãos de “informação” burgueses. No La Stampa de 25 de Agosto, Lucia Annunziata escreve: é uma guerra “inteiramente externa, ou seja, feita pelas forças da OTAN”; foi “o sistema ocidental que promoveu a guerra contra Gaddafi”. Uma peça do International Herald Tribune de 24 de Agosto mostra-nos “rebeldes” que se regozijam, mas eles estão comodamente instalados num avião que traz o emblema da OTAN.

2. Trata-se de uma guerra preparada desde há muito tempo. O Sunday Mirror de 20 de Março revelou que “três semanas” antes da resolução da ONU já estavam em ação na Líbia “centenas” de soldados britânicos, enquadrados num dos corpos militares mais refinados e mais temidos do mundo (SAS). Revelações ou admissões análogas podem ser lidas no International Herald Tribune de 31 de Março, a propósito da presença de “pequenos grupos da CIA” e de uma “ampla força ocidental a atuar na sombra”, sempre “antes do desencadeamento das hostilidades a 19 de Março”.

3. Esta guerra nada tem a ver com a proteção dos direitos humanos. No artigo já citado, Lucia Annunziata observa com angústia: “A OTAN que alcançou a vitória não é a mesma entidade que lançou a guerra”. Nesse intervalo de tempo, o Ocidente enfraqueceu-se gravemente com a crise econômica; conseguirá ele manter o controle de um continente que, cada vez mais frequentemente, percebe o apelo das “nações não ocidentais” e em particular da China? Igualmente, este mesmo diário que apresenta o artigo de Annunziata, La Stampa, em 26 de Agosto publica uma manchete a toda a largura da página: “Nova Líbia, desafio Itália-França”. Para aqueles que ainda não tivessem compreendido de que tipo de desafio se trata, o editorial de Paolo Paroni (Duelo finalmente de negócios) esclarece: depois do início da operação bélica, caracterizada pelo frenético ativismo de Sarkozy, “compreendeu-se subitamente que a guerra contra o coronel ia transformar-se num conflito de outro tipo: guerra econômica, com um novo adversário: a Itália obviamente”.

4. Desejada por motivos abjetos, a guerra é conduzida de modo criminoso. Limito-me apenas a alguns pormenores tomados de um diário acima de qualquer suspeita. O International Herald Tribune de 26 de Agosto, num artigo de K. Fahim e R. Gladstone, relata: “Num acampamento no centro de Tripoli foram encontrados os corpos crivados de balas de mais de 30 combatente pró Gaddafi. Pelo menos dois deles estavam atados com algemas de plástico e isto permite pensar que sofreram uma execução. Dentre estes mortos, cinco foram encontrados num hospital de campo; um estava numa ambulância, estendido numa maca e amarrado por um cinturão e tendo ainda uma transfusão intravenosa no braço”.

5. Bárbara como todas as guerras coloniais, a guerra atual contra a Líbia demonstra como o imperialismo se torna cada vez mais bárbaro. No passado, foram inumeráveis as tentativas da CIA de assassinar Fidel Castro, mas estas tentativas eram efetuadas em segredo, com um sentimento de que se não é por vergonha é pelo menos de temer possíveis reações da opinião pública internacional. Hoje, em contrapartida, assassinar Gaddafi ou outros chefes de Estado não apreciados no Ocidente é um direito abertamente proclamado. O Corriere della Sera de 26 de Agosto de 2011 titula triunfalmente: “Caça a Gaddafi e seus filhos, casa por casa”. Enquanto escrevo, os Tornado britânicos, aproveitando também a colaboração e informações fornecidas pela França, são utilizados para bombardear Syrte e exterminar toda a família de Gaddafi.

6. Não menos bárbara do que a guerra foi a campanha de desinformação. Sem o menor sentimento de pudor, a OTAN martelou sistematicamente a mentira segundo a qual suas operações guerreiras não visavam senão a proteção dos civis! E a imprensa, a “livre” imprensa ocidental? Ela, em certo momento, publicou com ostentação a “notícia” segundo a qual Gaddafi enchia seus soldados de viagra de modo a que eles pudessem mais facilmente cometer violações em massa. Como esta “notícia” caiu rapidamente no ridículo, surge então uma outra “nova” segundo a qual os soldados líbios atiram sobre as crianças. Nenhuma prova é fornecida, não se encontra nenhuma referência a datas e lugares determinados, nenhuma remessa a tal ou tal fonte: o importante é criminalizar o inimigo a liquidar.

7. Mussolini, no seu tempo, apresentava a agressão fascista contra a Etiópia como uma campanha para libertar este país da chaga da escravidão; hoje a OTAN apresenta a sua agressão contra a Líbia como uma campanha para a difusão da democracia. No seu tempo Mussolini não cessava de trovejar contra o imperador etíope Hailé Sélassié chamando-o “Negus dos negreiros”; hoje a OTAN exprime seu desprezo por Gaddafi chamando-o “ditador”. Assim como a natureza belicista do imperialismo não muda, também as suas técnicas de manipulação revelam elementos significativos de continuidade. Para clarificar quem hoje realmente exerce a ditadura a nível planetário, ao invés de citar Marx ou Lénine quero citar Emmanuel Kant. Num texto de 1798 (O conflito das faculdades), ele escreve: “O que é um monarca absoluto? Aquele que, quando comanda: ‘a guerra deve fazer-se’, a guerra seguia-se efetivamente”. Argumentando deste modo, Kant tomava como alvo em particular a Inglaterra do seu tempo, sem se deixar enganar pela forma “liberal” daquele país.

É uma lição de que devemos tirar proveito: os “monarcas absolutos” da nossa época, os tiranos e ditadores planetários da nossa época têm assento em Washington, em Bruxelas e nas mais importantes capitais ocidentais.

Domenico Losurdo é jornalista.
O original encontra-se em http://domenicolosurdo.blogspot.com/; com a versão em francês em http://www.legrandsoir.info/sept-points-sur-la-libye.html.
Também foi reproduzido no portal http://resistir.info/.

Liberdade para o Boneco Cidadão



Boneco Cidadão foi preso pela Prefeitura de Natal tem mais de uma semana. Segundo seu idealizador Miklei Leite, o boneco encontra-se um lugar ignorado. A prefeita se nega a solta-lo. A esposa e o filho bonecos sairam ontem pelas ruas pedindo a soltura do boneco pai.

Essa prefeitura é mesmo hilária!

BLT/VLT - confusões e omissões

Será que esse tal BRT - Transit Rapid Bus, algo como, ônibus rápido no trânsito – que está sendo cogitado pelo governo do estado e pelas empresas de transportes, vai enterrar o projeto do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – antes anunciado como mais uma das benesses da Copa 2014 para os natalenses?

Li no jornal, e ouvi o secretário da Copa, Demétrio Torres falando no rádio, que o novo projeto seria uma alternativa ao VLT. Alternativa? E houve um silêncio profundo sobre o futuro do VLT durante toda a transmissão. Fiquei confuso. Eu queria saber.

Ainda sobre o Beco da Lama

O TP replica mais uma crônica ilustre sobre o Beco da Lama, lavra do jornalista e escritor Carlos de Souza, nosso Carlão.

Ode ao Beco da Lama

Por Carlos de Souza

Um dia, há muito tempo, saí do Colégio Winston Churchill, ali no centro de Natal, e fui até o bar de Odete, no Beco da Lama para tomar uma cerveja. Quando cheguei ao bar tinha um senhor grisalho, charmoso, tomando sua birita em paz. Ele me chamou para sentar em sua mesa e começou uma prosa tão interessante que parecia que eu estava ali lendo um livro. Este senhor era Newton Navarro. Nunca mais esqueci esse encontro inusitado nem esqueci suas palavras sobre a mediocridade que infesta Natal, como o mofo nas frestas. Hoje este cavalheiro incrível é nome de uma ponte que liga Natal a Redinha. Ele teria gostado da homenagem, mas não ao que estão fazendo ao seu amado beco.

Outro dia, no Bar de Nazaré, nas adjacências do Beco da Lama, ali nas proximidades da Assembléia Legislativa, tive a honra de conversar com o poeta Miguel Cirilo, que falava da estupidez humana como poucos. O Beco da Lama é assim um desses lugares que guardam a marca dos grandes boêmios, dos homens que prezam, amam loucamente a cultura imaterial de sua cidade.

Por ali desfilam poetas e pseudopoetas, gênios e medíocres. Por ali transita o sangue puro de uma cidade que detesta seus artistas e adora os fúteis com dinheiro na conta bancária. No Beco da Lama convivi com gente como o poeta Bosco Lopes, magrinho, frágil como um lápis.

Ali conheci muita gente boa e muita gente ruim também, porque humanos são demasiadamente humanos. Qualquer político que tenha o mínimo conhecimento de sua cidade, saberia que o Beco da Lama é a Academia de Letras dos pobres, a Galeria de Artes dos oprimidos. O prefeito Carlos Eduardo sabia disso.

Qualquer um sabe também que boêmios, intelectuais de mesa de bar, artistas plásticos sem galeria, são também resistentes que nunca tiveram nem terão medo dos poderosos. As administrações públicas vão passar, mas o Beco da Lama permanecerá intacto ao tempo, mesmo que seja só na memória das pessoas que souberam e ainda sabem viver ali.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nem Ford nem sai de Simca

Depois de prender Boneco Cidadão, prefeita Micarla manda acabar com os shows no Beco de Lama. A programação cultural gratuita vinha funcionando muito bem, talvez por isso, esteja sendo perseguida.

Aliás, a perseguição aos bares do Beco da Lama já tem mais de ano. O primeiro tiro foi a proibição de mesas e cadeiras na calçada do bar de Nazaré, que havia há décadas e nunca atrapalharam nada nem ninguém. Nunca houve reclamações, nem mesmo da Maçonaria que se reúne no andar superior do prédio onde funciona o bar. Mas a prefeitura achou de empombar em cima de nada.

Sobre o assunto, o jornalista Sérgio Vilar escreveu um texto muito lúcido que, data vênia, o Território Potiguar replica:

Estão acabando com o maior Beco do mundo

E Nazaré me contava que Carlos Eduardo, mesmo quando prefeito, visitava o Beco da Lama. Naquela época, o apurado do bar era 50% maior. Isso porque ela colocava cadeiras e mesas em uma calçada de pouco movimento, de boemia tradicional. Nunca ninguém reclamou. Era local disputado pela melhor ventilação. Hoje, todo mundo bebe e come entocado no bar, com medo da fiscalização.

Peço desculpa ao leitor se não explicitei quem é Nazaré. Ela dá nome ao bar mais frequentado do Beco da Lama. É cumadre de Neide, do Bar da Meladinha, fechado na última quinta-feira pela insensatez municipal. O argumento jurídico-administrativo-burocrático-idiota é de que falta licença para funcionamento. Como se a boemia precisasse pedir licença para ancorar sua liberdade.

Por várias vezes elogiei a iniciativa, a credibilidade e o trabalho do produtor Marcelo Veni por aqui. Achei o máximo um cara conseguir produzir shows quase diários em um local morto e que clama – ou reclama – por segurança e movimento. Mas ele conseguiu. E sem o apoio do poder público. Talvez por isso vinha dando certo, trazendo gente ao abandonado Beco.

Mas o município precisa dar o ar da graça. Micarla precisa ser notícia, sempre. E resolve atrapalhar. Fechou o bar. Proibiu o evento. “Ora, se nós não conseguimos fazer um São João de alguns dias e pagar os cachês dos artistas, vocês vão fazer um mês de shows e sair impunes?”. Não pode. E o Centro Histórico, agora, tem mais essa para os causos de mesa de bar; entrou para os anais do Beco.

Leia mais no www.diariodotempo.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Numeral

Armando Freitas Filho

16
Para Mário Rosa


Escrever é arriscar tigres
ou algo que arranhe, ralando
o peito na borda do limite
com a mão estendida
até a cerca impossível e farpada
até o erro — é rezar com raiva.

A outra face da guerra na Líbia

As redes de televisão não mostram. Os repórteres não investigam. A verdade está posta.

Fique por dentro no http://www.viomundo.com.br/politica/pepe-escobar-o-circo-midiatico-na-conquista-da-libia.html

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Lanterna Acesa

VII

Garotas
Vendendo sexo nas esquinas.

Vitrines do prazer
Pra sobreviver.

Vou eu
Voyeur.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jornalista mossoroense lança livro em Natal

O jornalista Carlos Santos, figura da melhor estirpe, lança amanhã em Natal, o livro "Só Rindo 2 - A política do bom humor do palanque aos bastidores". O evento será às 19h, no Restaurante La Tavola, Rua Rodrigues Alves, 44,localizado em Petrópolis.

Carlos é dos mais conceituados e bem informados jornalistas de Mossoró. O blogdocarlossantos.com.br é uma referência naquela cidade. O seu segundo livro traz causos hilários da política potiguar. Se puder, apareça!

Agosto da Alegria

Três momentos da programação Agosto da Alegria: Palestra em ritmo de bate-papo com o cineasta Walter Carvalho; As ceguinhas de Campina Grande; e a presença do cantor Paulinho da Viola, que faz show no próximo sábado no Largo da Ribeira – ou Praça Augusto Severo, como queiram.

Cadê Boneco?


Depois do seqüestro seguido de prisão pela Prefeitura de Natal, alguém tem notícias do Boneco Cidadão?

O Ocidente vence na Líbia mas ainda não leva

As bombas e os modernos aviões de guerra da OTAN – leia-se França e Inglaterra – destruíram o país soba desculpa da proteção civil que ninguém viu (aliás, mataram muitos), abrindo alas para os rebeldes desorientados. Os rebeldes que formam a força civil, sem liderança reconhecida e sem respaldo popular, se preparam para assumir o poder.

Os gaviões do Ocidente não vêem a hora de botar a mão no petróleo e no gás libio. Mas Gaddafi ainda não morreu. A onça ainda vai beber água. A Líbia é um país tribal com uma geopolítica muito mais complexa do que imagina o mundo ocidental. Depois da rebelião, virá a guerrilha tribal. Muita coisa ainda está por vir. Agora é só esperar.

Leia mais: http://mariafro.com.br/wordpress/2011/08/23/pepe-escobar-bem-vindos-a-%E2%80%98democracia%E2%80%99-libia/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O caminho reto

Jacques Prévert

De quilometro em quilometro
De ano em ano
Velhos franzem as testas
E apontam o caminho para as crianças
Com um gesto de concreto armado.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Natal está virando lixeira do Maranhão

Então é assim. O Maranhão manda depositar os resíduos industriais dele no Rio Grande do Norte e fica por isso mesmo. O Maranhão agora produz suas riquezas industriais e os dejetos eles mandam para para o Aterro Sanitário da Braseco, na região da Grande Natal.

O desenvolvimento vai para o Maranhão e o lixo é exportado para a província do Rio Grande. PQP. Quem pariu Mateus que balance. Pior é o solo potiguar ficar sendo contaminado ainda mais com o lixo produzido em outro estado e ninguém dizer nada.

Com exceção do vereador natalense Fernando Lucena, que denunciou a negociata, não ouvi até agora, um pio sequer da classe política sobre o assunto. Nem dos prefeitos dos municípios da Grande Natal, de Natal – que é o carro chefe e é do Partido Verde, pelo menos teoricamente - nem a governadora Rosalba, nem os deputados estaduais, deputados federais e muito menos dos senadores. Nada. Absolutamente nada.

Nenhum movimento ambientalista se pronunciou. Nenhum movimento social saiu em defesa de preservação mínima do solo potiguar. O Estado já tem suas fontes poluidoras para tomar conta e tentar controlar. Ficar agora recebendo o lixo dos outros é demais. É mesmo de lascar.

Os interesses capitalistas da Braseco não podem ficar acima do bem e do mal. Até porque a Braseco é uma concessionária do aterro sanitário de três municípios da Grande Natal. Nâo é a dona do pedaço. Os interesses do Rio Grande do Norte serão sempre maiores. E será mesmo que interessa ao Rio Grande do Norte virar lixeira industrial do Maranhão? Se assim for, o governo precisa se justificar perante a população.
Eu também saber!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Frente a frente

Paul Verlaine

Fique frente a frente comigo
Com suas mãos em minhas mãos
Me faça juras que esqueçerás amanhã
E gozaremos até que amanheça
Minha pequena fogosa.

Não me engana

A governadora Rosalba Cialini propaga na imprensa da província que fará um novo estádio Juvenal Lamartine na Zona Norte, desalojando o Batalhão de Polícia MIlitar. Balela. Pode até fazer outro estádio, mas nunca o charmoso JL que sempre será o estadinho do Tirol. E não faz a reforma porque não quer. O estadinho pode muito bem ser adaptado. Todos sabem. O buraco é mais embaixo. Na sanha da gastança pública.

A propagada (ou propaganda?) questão da dificuldade de estacionamento nas imediações é só outra desculpa. Um exemplo é o Estádio Giullite Coutinho – O Engenhão – no Rio de Janeiro, construído para os jogos Pan Americanos, que hoje atende ao futebol carioca com um estacionamento precário e sem haver problema algum. Outro exemplo é o estádio Getúlio Vargas, em Fortaleza, que é contemporâneo do Juvenal Lamartine, e foi adaptado a tempo pelo governo cearense e está uma beleza.

Falta mesmo é vontade política e uma vontade louca de vender a área do JL para botar a mão na grana. O resto é conversa para boi dormir.

Viva a sociedade alternativa


A cidade de Ceará-Mirim vai ferver neste sábado com a 22ª edição do Tributo a Raul Seixas. O evento começa às 15h e adentra noite afora. Este ano subirão no palco do Centro Esportivo e Cultural (CEC), as bandas Help For Side, Mobydick, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista e KDA2, com participação especial de Erivan Lima, idealizador da festa.

Como vem acontecendo todos os anos, milhares de devotos do maluco beleza devem aportar na cidade para reverenciar o lendário roqueiro brasileiro. A paisagem de Ceará-Mirim se transforma com a presença da tribo alternativa, que chega de trem, de ônibus e carros de passeio, e invade o largo do Mercado Central com suas camisetas pretas no melhor estilo rock´n´roll. O evento está entre os três maiores do gênero do país. Raul Seixas merece!

Serviço:
Tributo a Raul Seixas

Quando: Sábado, a partir das 15h.
Onde: Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim
Trens: CBTU (Estação da Ribeira), linhas às 12h30 e 15h40.
Ingresso: R$ 13 - até as 12h de sábado - e R$ 15 na hora.
Venda: Sebo Rio Branco - Cidade Alta, Natal - e Ponto da Cópia - Ceará-Mirim.
Contatos: 9948-2435 ou 9130-4170.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ele voltou


O jogador Ronaldinho Gaúcho foi convocado para o amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, dia 5 de setembro, em Londres. A última vez que o camisa 10 do Flamengo vestiu a camisa verde e amarela foi num jogo contra a Argentina, no Catar, em novembro do ano passado.
Ronaldinho é hoje – sem favor - o melhor jogador em atividade do futebol brasileiro. Mais idade, mais talento. Nada mais justo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uma Cidade

Carlos Gurgel

uma cidade
se faz
de pássaros e pêssegos

uma cidade
se faz
de ausências e transeuntes

uma cidade
se faz
de clarões e quadrilhas

uma cidade
se faz
de cimento e ciúmes

uma cidade
se faz
de lembranças e seus vales.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura sequestra boneco cidadão


A Prefeitura de Natal sequestrou o Boneco Cidadão. Hoje de tarde estava o maior zum-zum-zum na porta da prefeitura. Os donos do boneco protestaram contra a atitude municipal e de megafones em punho reclamavam a devolução do boneco.

O líder comunitário Francisco Gomes de Lima (um dos responsáveis pelo boneco) disse que uma equipe da Prefeitura de Natal, pegou o boneco e jogou na carroceria de uma camionete, partindo em fuga com destino ignorado. Uma cena cinematográfica, segundo alguns.

O caso pode ir parar na Delegacia de Polícia. Os criadores querem o boneco de volta, e se negam a fazer pagamento pelo resgate. Nada de extorsão, me disse um manifestante temeroso, nas imediações do Palácio Felipe Camarão.

Informações sobre o paradeiro no Boneco Cidadão podem ser endereçadas ao www.bonecocidadao.blogspot.com. Lá o leitor também obterá noticias recentes sobre o imbroglio.

Que tempos são esses em que o povo não pode mais se manifestar livremente?

Dilma na mira certa

A presidente da República, Dilma Roussef continua mandando bem, e não deve afrouxar a corda dos pingentes do colarinho branco que ocupam as repartições públicas para extorquirem a nação em benefício próprio e da apaniguados.

E sem essa de impedir algemas e fotografias. Aliás, essa história de bandido esconder o rosto está por fora. Tem que acabar. O povo precisar conhecer a cara dos meliantes seja lá qual for. Quem não quiser sair na foto que ande na linha.

A Polícia Federal precisa trabalhar livremente sem as interferências de políticos quem ficam esperneando para acobertar os mal feitos dos seus asseclas. Sem exageros (e algema não é exagero. Exagero é espancamento), mas sem omissões. A faxina deve prosseguir.

Polícia para quem precisa

A partir de hoje os policiais militares que estão cedidos às delegacias deverão voltar aos quartéis. A retirada vai fazer falta às delegacias que sofrem com o déficit de pessoal.

Bem que o Governo do RN deveria fazer essa operação por etapas, começando pelos gabinetes e repartições públicas, onde há muito mais PMs cedidos, e certamente farão menos falta do que aqueles que dão apoio à Polícia Civil.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pinturas de Fé


O artista plástico Fé Córdula, potiguar radicado em Goiás, expõe pela primeira no Rio Grande. A abertura será nesta terça-feira (16), as 18h no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. A exposição se divide em quatro temas: "A Fé"; "O Fantástico"; "O Reino" e "O Povo". O evento faz parte da programação Agosto da Alegria, iniciativa da FJA.

Azul

Tom
De tua cor
Sol
Da manhã
Ganidos de amor
Metralhas nas ruas
Olhar
Pleno mar
Anil.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MPBeco nas últimas inscrições


Sábado é o prazo final de inscrições para do Festival de Música do Beco da lama – o MPBeco - que entra na sexta edição. Os interessados devem retirar o regulamento no ende: www.festivalmpbeco.com.br e também nas Casas de Cultura Popular administradas pelo Governo do Estado ou nos seguintes locais:
Disco Fitas
Rua Princesa Isabel , nº. 700 – Cidade Alta – Fone: 3211.2419
Sebo Balalaika
Rua Vigário Bartolomeu, nº. 565 Cidade Alta - Fone: 9657.2022 / 8867.0520
Arte Musical (Loja I)
Shopping Via Direta, loja 714 – Lagoa Nova Fone: 3234.9541
Arte Musical (Loja II)
Avenida Deodoro, nº. 302, loja 05 – Cidade Alta – Fone: 3211.6444

Nesta edição a premiação chega a R$ 15 mil, distribuído nos segmentos de composições, compositores, músicos e intérpretes. As eliminatórias serão realizadas nos dias 1º e 8 de outubro, e a grande final, no dia 15 de outubro. Entre as atrações deste ano, O Cidadão Instigado (foto), grupo cearense que anda ancorado pelo Sudeste com um som bem interessante.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O mundo debaixo da terra


Acompanhado da equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, o fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado. Calcula-se que o espaço tenha pelo menos 4,5 quilômetros e chegue a 140 metros de altura em algumas partes.

Hang Son Doong faz parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a 500 quilômetros da capital, Hanoi. Peter Carsten, que também é explorador há 35 anos, descobriu uma floresta escondida dentro da caverna.

A Hang Son Doong faz parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a 500 quilômetros da capital, Hanoi.

Mais no: verde.br.msn.com/galeria-de-fotos-bbc.aspx?cp-documentid=29959309

O amor de agora é o mesmo amor de outrora

Dante Milano

O amor de agora é o mesmo amor de outrora
Em que concentro o espírito abstraído,
Um sentimento que não tem sentido,
Uma parte de mim que se evapora.

Amor que me alimenta e me devora,
E este pressentimento indefinido
Que me causa a impressão de andar perdido
Em busca de outrem pela vida afora.

Assim percorro uma existência incerta
Como quem sonha, noutro mundo acorda,
E em sua treva um ser de luz desperta.
E sinto, como o céu visto do inferno,
Na vida que contenho mas transborda,
Qualquer coisa de agora mas de eterno.

A Cura


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um gole de vida

Carito

Tudo some
Quando grita
Rita Pavone

E uma coisa
Desmedida
Aparece

Não sei se chamo
De vida
Essa coisa que cresce

Que me enche
De amor
E depois me esquece

Um gole de vida
Ou dá
Ou desce.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atrapalho no trabalho

A Prefeitura de Natal até para trabalhar atrapalha. Podendo fazer o tapa-buracos na Avenida Salgado Filho nos finais de semana ou mesmo à noite quando o trânsito é mais tranqüilo, acha de fazer o serviço no meio da semana pleno horário comercial quando o tráfego atinge o pico. O resultado são os engarrafamentos, a lentidão no fluxo de veículos, atrasos e chateações. A causa é nobre, mas pode ser melhor ajustada.

Na piscina azul do mar (fragmento)

João Gualberto Aguiar

Arlequim e Colombina
no bloco tocam pistom
botam pó rouge e batom
confete com serpentina
minha musa bailarina
teu perfume eu vou cheirar
um bom fumo vou tragar
longe daqui, aqui mesmo
tem cerveja com torresmo
na piscina azul do mar.

A chefe manda ver

A presidente Dilma Roussef parece que quer mesmo botar ordem no galinheiro do Planalto. Agora determinou a proibição da emissão de diplomas de pós-graduação por instituições que não sejam universidades, acabando assim com a venda programada de certificados no mercado de ensino. Também está cortando a pensão do Bolsa Família das crianças que não estão freqüentando a escola, que é a contrapartida familiar. E a limpeza na rapinagem do Ministério dos Transportes. O próximo passo deve ser demitir o insubordinado ministro Jobim por desrespeito a hierarquia. Tudo muito certo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alegria de quem?

Leio nos jornais que a Fundação José Augusto (FJA) está trazendo o grande sambista Jorge Aragão, para se apresentar no projeto Agosto da Alegria, que comemora o folclore potiguar durante todo este mês.

Seria muito bom se no momento a FJA não estivesse enfronhada em tantas dívidas com os artistas e produtores culturais do estado. Gente que prestou serviços e não consegue receber a paga. São contas que se acumulam desde a gestão passada, mas o governo finge que não vê.

Afinal, Jorge Aragão só toca se receber o seu cachê na hora, no que está muito certo. Um bom cachê, diga-se por sinal, muito justo. Mas o que vemos é o presente repetir o passado na questão das prioridades. Depois não digam que o estado está quebrado e a Fundação não tem dinheiro. Os artistas nativos continuam sobrando na curva. Lamento!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Leilão e brega na Festa do Bode

A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn)está separando alguns lotes de bovinos, caprinos e ovinos, para leiloar durante a Festa do Bode, que acontece de 4 a 7 de agosto, em Mossoró. E na programação de lazer, a grande atração será o cantor Odair José, na festa do bregabode.

Glauber e o cinema desnudo nos 70

Plugado www.substantivoplural.com.br . O cineasta Glauber Rocha, solta o verbo tira as máscaras do cinema brasileiro no programa Abertura da TV Tupi, final dos anos 70. Vale a pena linkar as imagens. Veja no: http://ronaldoevangelista.blogosfera.uol.com.br/2011/07/29/protejam-seus-filhos-porque-o-super-homem-vem-ai/